Jorge Prado dominou o Portugal MXGP 2022

O espanhol Jorge Prado dominou o Portugal MXGP 2022, a ronda do Mundial de Motocross que se realizou este fim-de-semana no Casarão em Águeda.

Com um andamento muito consistente, Jorge Prado dominou a ronda do MXGP 2022 que passou este fim-de-semana por Portugal. O público compareceu em massa neste regresso do Mundial de Motocross ao Crossódromo Internacional de Águeda, enchendo-se novamente de cor e ruído , com os pilotos mundialistas a voltarem a cavar imponentes regos num dos melhores traçados do calendário que este ano recebeu algumas obras para ficar ainda mais rápido. Além de portugueses, como vem sendo habitual em cada edição da prova lusa, foram muitos os espanhóis presentes.

“Nuestros hermanos” vibraram com a imponente vitória de Jorge Prado na primeira final da tarde de sábado. O espanhol garantiu o holeshot e com um andamento bastante consistente, nunca mais largou a frente da corrida. Brian Bogers foi segundo e Tim Gajser, que apesar de um arranque menos positivo – 6º lugar, conseguiu chegar ao terceiro posto.

Já na derradeira manga da tarde, Prado arrancou novamente na frente, no entanto à passagem da sexta volta, era ultrapassado por Tim Gajser. O esloveno acabaria por vencer esta manga, com Prado já a pensar na geral da prova – o espanhol termina em segundo, sendo que o terceiro lugar ficaria com Glenn Coldenhoff – o vencedor da qualificação.

Na geral, a vitória somou-se para o espanhol Jorge Prado, com um segundo lugar para Tim Gajser, que mantém assim a liderança no campeonato, e terceiro lugar foi para um surpreendente Brian Bogers.

O espanhol era um homem satisfeito no final da prova: “É óptimo voltar ao topo! Não foi fácil porque todos aqui rodaram muito rápido e até agora tem sido difícil voltar a pilotar como gosto. Fazia muito tempo desde a última vez que o consegui fazer. Estou muito feliz por ter alcançado um 1º e 2º para acabar a vencer na geral. A segunda manga foi muito difícil, mas conseguimos.”afirmou Prado.

A próxima jornada da competição decorrerá no traçado italiano de Pietramurata, já no próximo fim-de-semana.

Portugal MXGP 2022

1ª Manga
1. Jorge Prado (GASGAS)
2. Brian Bogers (Husqvarna Motorcycles)

3. Tim Gajser (Honda)

2ª Manga
1. Tim Gajser (Honda)
2. Jorge Prado (GASGAS)
3. Glenn Coldenhoff (Yamaha)

Pontuação final MXGP

1. Jorge Prado (GASGAS) 47 pts
2. Tim Gajser (Honda) 45 pts
3. Brian Bogers (Husqvarna Motorcycles) 40 pts

Classificação MXGP

1. Tim Gajser (Honda) 186 pts
2. Jorge Prado (GASGAS) 165 pts
3. Maxime Renaux (Yamaha) 144 pts

Leia também: Lynn Valk venceu nas Senhoras em Águeda

Tom Vialle em grande nas MX2

Depois da vitória no Grande Prémio da Argentina, Tom Vialle apresentou-se em Águeda com a motivação em altas. O atual nº3 mundial tem evoluído de uma forma bastante positiva e a sua consistência ao longo de todo o fim-de-semana foi evidente. Com vitória na primeira manga e um segundo lugar na derradeira, Vialle garantiu a vitória MX2 em Portugal.

As duas mangas dedicadas à classe MX2 decorreram durante a tarde de sábado. Destaque para a presença de uma fantástica moldura humana no Crossódromo Internacional de Águeda, com o nome do português André Sérgio entre os pilotos desta categoria.

Na primeira manga MX2, Vialle venceu, Mikkel Haarup garantiu o segundo lugar e Kay de Wolf, ficou com o terceiro lugar. Já na segunda manga, vitória do atual líder da competição – Jago Geerts, Vialle que juntou o segundo lugar à vitória da manga inicial e o norueguês Kevin Horgmo que conquistou o primeiro pódio do ano.

A próxima jornada da competição, decorrerá em Trentino – Itália, já no próximo fim-de-semana.

Portugal MXGP 2022 – MX2

1ª Manga
1. Tom Vialle (KTM)
2. Mikkel Haarup (Kawasaki)
3. Kay de Wolf (Husqvarna)
2ª Manga
1. Jago Geerts (Yamaha)
2. Tom Vialle (KTM)
3. Kevin Horgmo (Kawasaki)


Pontuação final MX2

1. Tom Vialle (KTM) 47 pts
2. Mikkel Haarup (Kawasaki) 40 pts
3. Jago Geerts (Yamaha) 37 pts

Classificação MX2

1. Jago Geerts (Yamaha) 174 pts
2. Tom Vialle (KTM) 158 pts
3. Mikkel Haarup (Kawasaki) 132 pts

Rick Elzinga mais forte no Europeu

A categoria EMX250 teve a sua derradeira manga em Águeda este domingo. Especial destaque para os dois pilotos lusos – Fábio Costa e Afonso Gomes, que conseguiram garantir o apuramento, diante de toda a armada europeia. À semelhança da primeira manga realizada na tarde de ontem, o holandês Rick Elzinga voltou a levar a melhor, cimentando desta forma a sua posição, na liderança do campeonato.

Quem saiu melhor nesta derradeira manga pontuável foi o estoniano Meico Vettik, mas à passagem da terceira volta Elzinga já estava na frente para não mais largar a liderança. No cruzar da bandeira xadrez o segundo foi Cornelius Toendel e o terceiro classificado Lucas Coenen.

Entre os portugueses presentes, Fábio Costa ainda rodou dentro do top20 numa fase inicial desta manga, no entanto o jovem piloto viria a terminar no 23º lugar – sendo desta forma 24º geral. Afonso Gomes foi 34º, tendo terminado a jornada na 35ª posição.

A próxima jornada do Europeu de 250 decorrerá em Maggiora, em simultâneo com o Grande Prémio de Itália.

Saiba mais em: www.portugalmxgp.com