No final do ano passado já tínhamos colocado a questão sobre a possível apresentação em 2023 da muito aguardada Ninja ZX-4R. E já em janeiro publicámos aqui outro artigo onde falámos sobre um evento especial anunciado pela Kawasaki USA em que veríamos várias novidades serem desvendadas e, entre elas, a pequena desportiva que poderá tornar-se numa verdadeira “máquina de tirar tempos” em pista.
Cumprindo com o prometido, foi então hoje apresentada a nova Kawasaki Ninja ZX-4R. A moto japonesa deverá chegar ao mercado europeu durante o período de outono de 2023. Fica ainda por definir qual será o preço desta moto em Portugal, sendo que o importador da Kawasaki, a Multimoto, ainda não o anunciou. Ficaremos a aguardar essa informação e atualizaremos este artigo assim que a tivermos.
Com a data de chegada à Europa confirmada, hoje ficámos finalmente a conhecer os detalhes técnicos desta desportiva que recebe componentes que a colocam ao nível das melhores desportivas do mercado.
O motor é um novo quatro cilindros em linha com refrigeração por líquido, apresentando 399 cc de cilindrada fruto de cotas internas de 57 x 39.1 mm. Esta unidade motriz, de acordo com a Kawasaki, disponibilizará uns saudáveis 80 cv de potência máxima, sendo o único motor deste tipo no segmento dos 400 cc. Para além disso, o tetracilíndrico da Ninja ZX-4R atinge uma rotação superior às 15.000 rpm!
Apesar desse elevado regime máximo de rotações, o motor foi concebido de forma a permitir que o condutor desfrute da sua performance em qualquer regime de rotação. A nova Kawasaki Ninja ZX-4R não será por isso uma desportiva “pontuda”, em que teremos de levar as rotações para perto do seu “redline” de forma a sentir a potência gerada pelos quatro cilindros.
Equipado com o famoso sistema Ram Air da Kawasaki, que aumenta a eficiência de admissão e contribui para um melhor desempenho do motor, a entrada de ar localizada ao centro da carenagem frontal, permite ligar facilmente esta novidade ao bem-conhecido estilo da gama de desportivas Ninja.
As condutas Ram Air ficam posicionadas no lado esquerdo da suspensão dianteira, conduzindo à caixa de ar. O motor de alta rotação, cujo regime consegue ultrapassar as 15.000 rpm, irá emanar o som rouco e vibrante que encontramos nos motores Kawasaki de quatro cilindros em linha de alto desempenho, o que irá ajudar a que o condutor desta Ninja ZX-4R sinta maior emoção cada vez que a conduz em estrada ou em pista.
E como potência não serve de nada se não for possível controlar essa potência, a Kawasaki não olhou a grandes limites no que respeita a componentes de ciclística.
Em termos de chassis, a configuração está centrada numa manobrabilidade que é inspirada no conceito utilizado na Ninja ZX-10RR do Mundial SBK. Apresentando uma estrutura de aço de alta resistência e um braço oscilante de rigidez otimizada, contribuem para a distribuição do peso entre os dois eixos, proporcionando um excelente equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, o que irá resultar em agilidade superior.
A avançada suspensão dianteira Showa SFF-BP (os modelos Ninja ZX-4R SE e Ninja ZX-4RR dispõem de um mecanismo de ajuste de pré-carga) em conjunto com a suspensão traseira montada num plano mais horizontal, garantem que a Ninja ZX-4R apresenta as mesmas características da Ninja ZX-10R em termos de leitura do asfalto, contribuindo para a facilidade de condução. Além disso, a versão Ninja ZX-4RR apresenta o mesmo tipo de amortecedor traseiro Showa BFRC-lite que a Ninja ZX-10R.
A travagem inclui um conjunto de discos duplos de 290 mm semiflutuantes com pinças monobloco de montagem radial, na frente, enquanto na traseira encontramos um disco de 220 mm de diâmetro. Esta combinação permitirá à pequena Ninja disponibilizar uma travagem potente, otimizando a sensação de travagem, resposta e potência.
Do ponto de vista do design, ficamos desde o primeiro momento a perceber que estamos perante uma Ninja.
A aparência da Ninja ZX-4R é também realçada pela utilização de LED´s em toda a iluminação, desde a ótica dupla até à luz traseira. As ajudas eletrónicas à condução também se destacam nesta Ninja, com modos de condução integrados que ligam o KTRC (controlo de tração) e os modos de potência.
Nesta vertente a Ninja ZX-4R conta com 4 modos diferentes – Sport, Road, Rain e Rider (personalizável), sendo que o motociclista pode facilmente selecionar o modo apropriado para se adequar às condições do piso ou ao seu próprio estilo de condução.
A Ninja ZX-4R SE e a Ninja ZX-4RR vêm equipadas com KQS bidirecional (Kawasaki Quick Shifter) que permite trocar de relações de caixa sem utilizar a embraiagem.
Para garantir que o condutor facilmente visualiza todas as informações úteis sobre o estado da moto, a Kawasaki optou por utilizar um ecrã LCD de 4,3 polegadas a cores como painel de instrumentos. Integra um modo de visualização “racing” que permite visualizar tempos por volta.
Outra característica importante neste modelo é a conetividade com smartphone que permite, através da aplicação “RIDEOLOGY”, uma variedade de funções extra, como gravação de percurso com GPS, informações sobre o veículo ou sobre o trajeto.
Para além da Ninja ZX-4R, a versão base, estarão ainda disponíveis duas versões de especificações mais elevadas:
– Ninja ZX-4R SE: Esta Edição Especial apresenta cores e gráficos originais inspirados nas motos da equipa Kawasaki Racing Team (KRT), bem como numerosos acessórios originais como o KQS, Viseira Escurecida, ficha USB, protetor de motor
– Ninja ZX-4RR: Para além das cores originais inspiradas na Kawasaki Racing Team e dos gráficos “RR”, a suspensão traseira Showa é do mesmo tipo utilizado na Ninja ZX-10R. Com esta especificação o motociclista terá uma experiência ainda mais desportiva e apropriada para rodar em pista à procura dos tempos por volta.
Destacamos ainda ao nível das especificações técnicas já conhecidas, que a altura do assento da Ninja ZX-4R será de 800 mm, e o peso desta novidade varia entre os 188 e os 189 kg, a cheio, dependendo da versão escolhida.