As motos retro ou de aspeto clássico estão na moda, com muitos motociclistas a procurarem conduzir uma moto que lhes dá a sensação de uma moto antiga mas com tecnologia recente e fiável. A Yamaha com a sua gama XSR tem conseguido entrar neste segmento de mercado com as suas propostas nas cilindradas 900, 700 e mais recentemente com a chegada da XSR 125 cc. Porém, a empresa Velocity Moto, de Inglaterra, propõe algo mais especial e desenvolveu uma série de kits que replicam a RD350 YPVS.
Para os mais novos e menos conhecedores da história deste modelo, a Yamaha RD350 YPVS foi fabricada de 1983 a 1986. Neste caso com recurso ao Yamaha Power Valve System para melhoria da potência extraída do motor bicilíndrico a dois-tempos.
E agora a Velocity Moto com o seu kit XSR700 YPVS transforma uma convencional Yamaha XSR700 numa réplica dessa moto clássica.
Este novo kit não é a primeira tentativa da empresa britânica em oferecer aos proprietários das Yamaha XSR algo que lhes permita modificar as suas motos. Na realidade, em 2018, a Velocity Moto apresentou o kit XSR900 LC, composto por diversos componentes que encaixavam numa XSR900 – leia aqui o teste da revista MotoJornal a esta moto.
De acordo com Hag Hughes, o sucesso desse primeiro kit foi enorme e a empresa foi obrigada a fabricar mais peças do que inicialmente previa, tendo de as enviar para clientes em países tão distantes como Austrália ou Nova Zelândia. O sucesso levou a que proprietários de Yamaha XSR700 também quisessem ter algo especial nas suas motos, e a equipa da Velocity Moto acabou por redefinir alguns parâmetros do kit de forma a garantir que as peças e diferentes componentes encaixam na perfeição na “setecentos” da marca de Iwata.
O kit Velocity Moto XSR700 YPVS é composto por carenagem frontal, ecrã dianteiro, subquadro, carenagem traseira, assento e respetiva base de fixação, luz de travão traseiro, guarda-lamas, cava da roda e suporte de matrícula, quilha inferior, e ainda todos os elementos necessários a fixar o kit no seu lugar incluindo suportes, borrachas ou anilhas.
Hag Hughes refere que a peça mais complicada de desenvolver foi o apoio de mãos do passageiro. Uma peça que na realidade é composta por seis elementos separados, e que obrigou a cálculos adicionais para garantir que se enquadrava com o design original do kit réplica da RD350.
Este kit XSR700 YPVS que replica uma Yamaha RD350 YPVS é comercializado em diversos formatos, dependendo dos desejos do cliente.
A Velocity Moto garante que as peças podem ser montadas pelo próprio cliente em casa, sendo necessário um tempo estimado de cerca de 12 horas para completar a montagem. As peças são enviadas para casa do cliente sem ser pintadas, em preto, mas existe a possibilidade de serem pintadas, o que pressupõe um período adicional de fabrico de quatro semanas.
O preço do kit XSR700 YPVS começa nos 1.427€ (sem pintura), com pintura réplica o valor aumenta para cerca do dobro, e caso o cliente não queira ter o trabalho de “pôr mãos à obra”, a Velocity Moto também se disponibiliza a fazer a montagem na moto por cerca de 700€.
E, caso o cliente procure uma personalização mais profunda, a moto pode ser equipada com componentes como escapes Akrapovic ou Yoshimura, jantes pintadas, quadro lacado, suspensões preparadas pela K-tech ou a centralina com novos mapas de injeção.