KTM 390 Adventure R a caminho? Talvez não…

Rumores dão conta de um possível chegada ao mercado de uma versão mais competente para o off-road com base na plataforma da KTM 390. Não será a prometida 490 Adventure?

A imprensa internacional especializada levantou por estes dias a possibilidade de uma nova versão R para KTM 390 Adventure em 2022, depois do site indiano Rushlane ter publicado uma foto de um protótipo que aparenta partilhar a plataforma de uma 390. Mas afinal não. Os indianos actualizaram a notícia e as fotos eram na verdade de protótipos da Turtle Tech, uma nova empresa especializada em acessórios Rally, que tem feito testes à sua nova torre de navegação para as KTM 390 Adventure.


Contudo, e se bem nos recordamos, no ano passado, numa longa entrevista conduzida pelo nosso correspondente Alan Cathcart, o CEO do Grupo Pierer Mobility AG, Stefan Pierer, partilhou a sua visão das tendências de mercado para o momento actual em que vivemos , bem como para lá da crise pandémica e garante que este problema de proporções mundiais só fez acelerar os planos para o desenvolvimento de produtos em torno de um novo bicilíndrico de 500 cc. Tal se justifica se olharmos para os números actuais de vendas nas baixas e médias cilindradas, que mostram estar cada vez mais a ganhar terreno às gamas superiores.

Considera o CEO da KTM que os veículos de duas rodas com motor tornaram-se num meio de transporte chave na mobilidade urbana, e um forte impacto virá de produtos eléctricos até aos 12 kW. Estes serão a força-motriz do futuro. Nos segmentos de maior cilindrada, certamente que as marcas premium com produtos muito especiais vão sobreviver – mas para os recém-chegados já não há lugar no mercado.

O patrão de Miguel Oliveira observa ainda que, nos mercados desenvolvidos, o patamar de 500 cc será cada vez mais importante como moto da categoria A2. E por outro lado, nos mercados emergentes, esta cilindrada tornar-se-á num segmento premium.

Stefan Pierer adiantou que em 2022 chegarão ao mercado diversas propostas equipadas com um novo bicilíndrico de 500 cc (idêntico ao da 890), unidade que está a ser desenvolvida pela parceira Bajaj, em Pune, Índia, nomeadamente para versões Duke e Adventure nas gamas da KTM, bem como para modelos da Husqvarna.

Portanto, ainda que o equívoco tenha sido desfeito pelos colegas da imprensa indiana, a verdade é que a KTM deverá mesmo lançar em 2022 uma 490 Adventure com mais competências off-road que a sua irmã de acesso à gama.

A entrevista a Stefan Pierer, proprietário da KTM, encontra-se na edição Nº 1485 da Motojornal em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1485/

KTM 490 Adventure será realidade?

Entrevista Stefan Pierer, proprietário da KTM

Nova KTM 390 ADVENTURE pronta para enfrentar 2022