Texto: Domingos Janeiro
Honda CB650R
Destaques: 7.990 € | 649 cc | 95 cv | 202 kg
Este modelo evoluiu este ano para um estilo mais retro, completando assim a gama “Neo Sports Café” da Honda, que fez evoluir a sua gama naked/streetfighter para algo mais aproximado ao conceito Café Racer, indo ao encontro das novas tendências e exigências do mercado.
Dirão vocês que, além do estilo mais “neo retro” tudo o resto continua a colar este modelo a um segmento diferente, e têm razão. A CB650R é mais uma naked/streetfighter, mas quem estiver a ponderar comprar uma moto de estilo Café Racer, vai ponderar esta proposta da Honda.
Por isso, aqui está ela e bem neste comparativo café racer! E bem, porque é um dos conjuntos mais equilibrados que nos faz relembrar o porquê da fama da marca japonesa.
Tudo funciona no devido lugar e tudo nos é familiar, fácil e intuitivo, com excepção dos comandos do punho esquerdo, cuja disposição é diferente ao tradicional e que nos leva a buzinar quando queremos ligar os piscas.
A altura do assento ao solo, de apenas 810 mm, aliado aos 202 kg de peso, em ordem de marcha, transmite-nos confiança, porque chegamos com ambos os pés ao chão e notamos um conjunto equilibrado. A forquilha invertida de 41 mm da Showa não é ajustável, mas funciona muito bem, em conjunto com o monoamortecedor traseiro ajustável na pré-carga da mola.
É muito familiar em termos dinâmicos, muito eficaz em todos os cenários, desde o conforto e agilidade em cidade, como em toadas mais desportivas em estradas reviradas.
Os discos de 310 mm instalados na frente, com pinças radiais de quatro êmbolos têm bom tacto e mostram-se muito potentes, com o traseiro a apresentar um funcionamento mais discreto, embora com tacto aceitável.
A postura de condução é desportiva, com o corpo deitado sobre a frente, mas em excessos ou extremismos. O guiador não tem avanços, mas é curto e baixo e em vez da baquet traseira de estilo mais arredondado, temos um design mais agressivo, que pode ser facilmente substituído pelo assento traseiro.
O motor, o único quatro cilindros neste frente-a-frente é de uma suavidade exemplar, assim como a caixa de seis velocidades.
Podemos rodar em sexta, a baixa velocidade, e rodar punho e sentir os 95 cv de potência a ganharem corpo, até entrarem na casa das 5000 rpm, altura em que começa a mostrar toda a raça, para atingir na passagem pelas 8500 rpm o auge do binário, que se fixa nos 64 Nm.
Um bloco muito elástico, mas também um dos mais “consumistas”, já que os 5,2 litros de média de consumo apenas são batidos pela Scrambler Ducati (5,5 litros) e pelos 5,3 litros da Yamaha. As vibrações marcam presença, nos pés e assento, este último que se mostra um pouco duro.
O pequeno ecrã colocado por cima da óptica dianteira em LED assegura uma ligeira protecção aerodinâmica. O controlo de tracção, desligável, evita males maiores, mas ao contrário de outros modelos, o binário não representa qualquer problema adicional.
O Painel de instrumentos TFT, com muita informação, é de fácil leitura e fácil de navegar, com informações como a velocidade, rotações, média de consumo, temperatura do motor, quilómetros total e parciais.
FICHA TÉCNICA HONDA CB650R | |
PREÇO | 7 990 € |
MOTOR TIPO | quatro cilindros em linha, 4T, refrigerado por líquido |
DISTRIBUIÇÃO | duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro |
DIÂMETRO X CURSO | 67 x 46 mm |
CILINDRADA | 649 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 95 cv/12 000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 64 Nm/8500 rpm |
EMBRAIAGEM | multidisco em banho de óleo, deslizante |
CAIXA | 6 velocidades |
FINAL | por corrente |
QUADRO | em aço, tipo diamante |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha invertida, Ø41 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | monoamortecedor, ajustável na pré-carga |
TRAVÃO DIANTEIRO | Dois discos de 310 mm, pinças de 4 êmbolos, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 240 mm, pinça de 1 êmbolo, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 120/70-17” |
PNEU TRASEIRO | 180/55-17” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2130 mm |
LARGURA MÁXIMA | 780 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 810 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1450 mm |
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO/TRAIL | 25,5°/101 mm |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 15,4 litros |
PESO | 202 kg (ordem de marcha) |
CORES | vermelho, cinzento, preto e azul |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Honda Motor Europe, Sucursal Portugal |