Modalidades desconhecidas, para passar o tempo…

Temos saudades de MotoGP, de Superbike e Motocross... e que tal curar a ressaca de corridas com modalidades pouco conhecidas em Portugal? Motoball, Drag Racing, Hill Climb, Speedway, Auto Race...

Numa altura em que os campeonatos, e não só, estão parados, falta alguma emoção aos fãs das corridas. Que tal recordar alguns artigos que publicámos há dois anos sobre algumas modalidades pouco conhecidas em Portugal?

Até porque, apesar de pouco conhecidas, são bem animadas e com imagens espectaculares.

Falámos concretamente de cinco modalidades diferentes, e começámos com a mais peculiar: Motoball. É isso mesmo, futebol jogado de moto, e há um campeonato europeu e tudo. Podem ler sob o Motoball aqui.

Przemek e Piotr Pawlicki © Lukasz Nazdraczew/Red Bull Content Pool

Até já houve uma demonstração desta modalidade em Portugal, mais concretamente em Santarém, no final do século passado, mas não tem qualquer expressão no nosso país. Falamos do speedway, uma modalidade realizada em circuitos ovais de terra (ou relva, ou gelo), com motos feitas especificamente para estas corridas. É uma modalidade muito popular n centro e norte da Europa, onde cada evento enche estádios. Falámos sobre o Speedway aqui.

Chama-se Auto Race, mas são corridas de motos

E Auto Race? Apesar do nome, são corridas de motos. É uma modalidade exclusiva do Japão, realizada em circuitos ovais de asfalto. Tal como o Speedway, as motos são feitas especificamente para essas corridas. Não há campeonato, mas há um sistema de apostas – como nas corridas de cavalos – que torna a modalidade muito popular. Podem saber mais pormenores sobre Auto Race aqui.

Subidas impossíveis não são totalmente desconhecidas em portugal. Aliás, há um evento destes, que já é um clássico anual, a Subida Impossível de Silves, organizada pelo Moto Clube de Albufeira. Mas é em França, Bélgica e EUA que esta modalidade é muito mais popular, com eventos que reunem multidões. Nalguns eventos podem ser usadas motos ‘normais’ de enduro, mas há motos verdadeiramente especiais para esta modalidade, que chegam a ter 3 metros de comprimento. Curiosos? Podem ver mais aqui.

As corridas de aceleração não são exactamente desconhecidas, mas não existem como modalidade reconhecida em Portugal. Noutros países da Europa, mas especialmente nos EUA, as drag racing são quase um culto, e as categorias mais espectaculares têm motos com mais de 1000 cavalos e capazes de superar os 400 km/h em 400 metros. Escrevemos sob drag racing aqui.