MotoGP 2022 – A reação de Miguel Oliveira ao Grande Prémio de Espanha

Piloto português reage ao 12º lugar no Grande Prémio de Espanha. Miguel Oliveira explica que sofreu de vibrações na roda traseira da sua KTM RC16.

Miguel Oliveira

Longe de ter sido um fim de semana muito positivo, o Grande Prémio de Espanha terminou de forma que se pode considerar positiva tendo em conta aquilo que aconteceu nos treinos livres e mesmo na qualificação de MotoGP. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) cruzou a meta no circuito de Jerez Ángel Nieto na 12ª posição e somou importantes 4 pontos para a sua conta pessoal.

A progressão inicial nas primeiras duas voltas permitiu ao piloto português ser o piloto que mais posições ganhou em comparação com o lugar na grelha de partida. Um arranque “à Miguel”, levou o piloto de Almada de 21º a 14º, tendo depois subido mais duas posições para fechar o GP de Espanha em 12º.

Miguel OliveiraTendo em conta a ascensão na classificação no momento inicial, podíamos ter visto Miguel Oliveira a subir ainda mais lutar pelo “top 10”. Porque é que isso não aconteceu?

O piloto português explicou logo no final da corrida espanhola que a temperatura elevada provocada pelo facto de partir no meio do pelotão, e também o facto de ter de se desembaraçar de muitos pilotos, não lhe permitiu ir além deste 12º lugar.

Mas essa não foi a única explicação.

Miguel Oliveira refere que “Senti vibrações no pneu traseiro e tenho que saber como isso aconteceu”, um problema que também foi referido pelo companheiro de equipa Brad Binder, que foi ainda mais além na explicação técnica e refere que se tornou muito complicado inserir a moto em curva e travar.

Miguel OliveiraConvém ter em conta que todos os pilotos, incluindo, claro, os dois pilotos da Red Bull KTM Factory, optaram pelos pneus Michelin duro à frente e médio atrás, pelo que este problema nas duas motos de fábrica da marca austríaca terá mesmo de ser verificado para a equipa KTM entender o que sucedeu.

Por outro lado, Miguel Oliveira refere que “Não podemos dizer que estamos satisfeitos com o resultado, mas saindo do fundo da grelha foi o melhor que conseguimos atingir. Somámos alguns pontos, o que é alguma coisa e amanhã temos um dia de trabalho pela frente para tentar melhorar ainda mais a moto”, relembrando que nesta segunda-feira 2 de maio a categoria MotoGP realiza um dia de testes oficiais no circuito Jerez Ángel Nieto.

Depois do teste oficial de MotoGP, Miguel Oliveira, tal como o restante paddock do Mundial de Velocidade, vai ter duas semanas de descanso e que serão também muito importantes para preparar o Grande Prémio de França em Le Mans, de 13 a 15 de maio.

Recordamos também que na classificação de MotoGP, e após seis rondas disputadas nesta temporada 2022, Miguel Oliveira encontra-se na 10ª posição com 43 pontos somados, enquanto Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) segue líder com 89 pontos.