MotoGP 2022 Alemanha – Miguel Oliveira arranca de 14º

Piloto português vê a sua derradeira volta rápida abortada quando podia conseguir o acesso à Q2. Miguel Oliveira arranca de 14º no GP da Alemanha.

Miguel Oliveira

O dia de qualificação a contar para o Grande Prémio da Alemanha terminou com Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) a estar com a passagem à Qualificação 2 à vista, porém, uma última volta rápida que terminou com uma incursão pela gravilha deixou o piloto português com o 4º tempo da Q1 e assim começa a corrida de amanhã no circuito Sachsenring da 14ª posição na grelha de partida.

Depois de ter revelado melhorias no seu tempo por volta na terceira sessão de treinos livres, e também obtido um sólido 6º lugar na quarta sessão de treinos livres que serviu de simulação de corrida, Miguel Oliveira atacou forte na segunda saída à pista durante a Qualificação 1.

Já com o relógio a revelar menos de cinco minutos para o fim dessa sessão, o português ascendeu para perto dos dois primeiros lugares, e tinha ainda tempo para mais duas voltas rápidas e tentar subir ainda mais. Claramente estava com capacidade para subir, pelo menos, até à segunda posição e assim a ambicionada Q2 de MotoGP seria uma realidade.

Miguel OliveiraPorém, e quando estava a caminho do que seriam os seus melhores registos, Miguel Oliveira acabou por ver as suas voltas estragadas.

Na penúltima volta, a marcar os setores iniciais a laranja, acabou por apanhar um conjunto de pilotos que rodavam juntos e perdeu essa volta, mostrando o seu descontentamento abanando a cabeça. Mas conseguiu ainda assim passar na linha de meta antes da bandeira de xadrez que assinalou o fim da Q1.

Na última tentativa, o piloto da Red Bull KTM Factory voltou a “pintar” de laranja os primeiros setores. Porém, quando tudo fazia prever que seria ele a ocupar a segunda posição na tabela de tempos, e de acordo com o que foi possível perceber da transmissão televisiva, uma incursão pela gravilha mesmo antes de chegar à última curva do Sachsenring retirou qualquer hipótese de Miguel Oliveira melhorar o seu tempo.

Miguel OliveiraAssim, o português fechou a Q1 de MotoGP com o 4º tempo, o que lhe dá a 14ª posição na grelha de partida para a corrida da categoria rainha no Grande Prémio da Alemanha – clique aqui para ver os horários. Não será, mais uma vez, o resultado desejado em qualificação, mas desta vez parece que Miguel Oliveira tem mais qualquer coisa para dar, pelo que em situação de corrida poderemos voltar a ter o português a fazer uma corrida em recuperação logo desde os primeiros momentos.

Nesta Q1 passaram dois italianos: Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) e ainda Marco Bezzecchi (Mooney VR46).

Na decisiva Qualificação 2 de MotoGP, o mais forte foi mesmo Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Apesar de ter ficado a pouco mais de duas décimas do seu recorde absoluto que registou na TL3 e que é também o novo recorde do traçado alemão, Bagnaia nem sequer precisou de competir na Q2 até ao fim.

O italiano reentrou na box da Ducati faltavam cerca de dois minutos para o fim da sessão. Ainda regressou à pista, mas já sabia que não teria tempo para uma derradeira tentativa de reforçar a sua primeira posição. Mas nem foi preciso, pois nem mesmo Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) com duas voltas finais muito rápidas conseguiu destronar Bagnaia da “pole position”.

Esta é a terceira “pole” para o piloto italiano, que terá então a seu lado Quartararo e ainda uma outra Ducati, neste caso da Prima Pramac, com Johann Zarco a mostrar-se também bastante à vontade neste circuito pequeno e bastante “retorcido”.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto o Grande Prémio da Alemanha 2022, com especial atenção à performance de Miguel Oliveira.