MotoGP 2022 Aragão – Miguel Oliveira fecha primeiro dia em 15º

O mais rápido do primeiro dia de GP de Aragão foi Jorge Martin, com Miguel Oliveira a ser o 15º mais veloz em pista.

O primeiro dia de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Aragão terminou como esperado. No circuito Motorland Aragón a temperatura do asfalto aumentou significativamente para a segunda sessão de treinos livres da categoria rainha, o que levou os pilotos a optarem pelo pneu Michelin dianteiro de composto duro e traseiro de composto médio, trocando o traseiro para macio no momento final de ataque ao cronómetro. Quanto a Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) este primeiro dia fecha com o 15º tempo.

O piloto português terá assim de trabalhar um pouco mais para garantir uma posição no “top 10” após a terceira e decisiva sessão de treinos livres de MotoGP. Miguel Oliveira ambiciona claramente a passagem direta à Qualificação 2, e num primeiro dia onde os tempos por volta foram muito próximos, qualquer detalhe que o piloto português consiga alterar com a sua equipa KTM pode fazer a diferença.

Miguel OliveiraMiguel Oliveira rodou em 1m48.042s, quase um segundo mais rápido do que na sessão matinal. Aguardamos agora as declarações do piloto português em reação a este primeiro dia de Grande Prémio de Aragão, e se, tal como o próprio tinha previsto, a KTM RC16 estará a sofrer neste traçado com falta de aderência.

Quanto aos mais rápidos em pista, acabou por ser Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a surpreender tudo e todos e a saltar para o topo da tabela de tempos combinados.

O espanhol, que sabe que em 2023 terá novamente uma Ducati com especificação de fábrica, sendo que, por intermédio de Davide Tardozzi ficámos também a saber que será a Pramac a única equipa a contar com motos mais recentes e todas as restantes equipas Ducati terão motos deste ano com pequenas atualizações, rodou em 1m47.402s.

Miguel OliveiraDesta forma, Jorge Martin bateu Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), com o campeão de MotoGP a utilizar novos componentes de chassis na sua Yamaha M1 para tentar passar este fim de semana, teoricamente, mais complicado, da melhor forma possível e evitar perder mais pontos para os rivais na luta pelo título.

O “top 3” de MotoGP fica completo neste primeiro dia em Aragão com a presença de Johann Zarco na segunda moto da Prima Pramac Ducati.

Refira-se que este primeiro dia mostrou que existe um enorme equilíbrio entre os pilotos de MotoGP em termos de tempos por volta. Entre o mais veloz Martin e o 16º classificado, Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) existe uma diferença inferior a 1 segundo!

Outro destaque vai para a prestação de Marc Márquez (Repsol Honda). O piloto espanhol, que, recordamos, regressa à competição este fim de semana, tinha dito que estaria em Motorland Aragón para continuar a sua recuperação, mas em pista tem mostrado que continua a ser dos pilotos mais rápidos.

Marc Márquez foi mesmo o 7º classificado após os dois primeiros treinos livres de MotoGP, cotando-se claramente como a melhor Honda em pista

Refira-se também que, já depois da sessão terminada, e num momento em que levantou o braço direito para acenar aos fãs, Márquez demonstrou algum desconforto com o braço na zona do ombro direito.

Pode ser apenas um desconforto momentâneo derivado do esforço que fez. Veremos o que diz o piloto espanhol, mas mais importante, o que revelam os tempos por volta no que falta disputar deste Grande Prémio de Aragão.

Quer saber os horários completos do Grande Prémio de Aragão? Então clique aqui!