Um dia para esquecer. Talvez esta seja a melhor forma de definir o sábado de Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) no Grande Prémio da Austrália. O piloto português, que já tinha referido estar desconfortável com a sua KTM RC16 no primeiro dia, mas tinha conseguido ficar às portas do “top 10”, neste decisivo dia de qualificações de MotoGP acabou por ver todos os seus problemas piorarem e tem uma das suas piores qualificações na categoria rainha.
Tendo falhado o acesso direto à Qualificação 2 de MotoGP ao ser 16º na tabela de tempos combinados após a terceira sessão de treinos livres, o piloto português foi então obrigado a passar pela Qualificação 1 na tentativa de conseguir ser um dos dois primeiros, passando à Q2 para discutir os melhores lugares da grelha de partida para o GP da Austrália – clique aqui para ver os horários completos e quando começam as corridas.
Porém, este sábado no circuito Phillip Island foi mesmo um dia muito mau no “escritório”.
Não só na Q1 o piloto da KTM não conseguiu estar na batalha pelas duas posições de acesso à Q2, com a sua melhor volta em 1m28.859s a apenas permitir garantir o 21º lugar na grelha de partida, como depois Miguel Oliveira viu essa posição de arranque ser piorada devido a um conjunto de penalizações aplicadas pela Direção de Corrida.
O piloto português foi visto a treinar um arranque na curva 2 do traçado australiano quando ainda não tinha terminado a sessão de qualificação, parando em pista com outros pilotos ainda a tentar qualificar. Mais tarde, Miguel Oliveira acabou mesmo por atrapalhar a volta rápida de Enea Bastianini (Gresini Racing), rodando mais lento em plena trajetória, situação que foi descrita pela Direção de Corrida como “Causando situação de perigo para outros pilotos”.
Bastianini comentou a situação referindo que “O Oliveira experimentou treinar o arranque durante a última volta e mostraram bandeira amarela. É estranho, porque não podes fazer isto, não podes fazer um treino de arranque durante a última volta. Arruinou a minha volta”.
Under investigation! ?@_moliveira88 may have impeded @Bestia23 on his final lap ?#AustralianGP ?? pic.twitter.com/gQ7F7uZ691
— MotoGP™? (@MotoGP) October 15, 2022
Devido a estas duas situações separadas, mas que aconteceram na mesma volta, Miguel Oliveira desce para 24º na grelha de partida por ter sido penalizado com 3 lugares, e na corrida vai ter ainda de cumprir uma “Long Lap Penalty”.
Se já se previa, tendo em conta o desconforto com a moto evidenciado pelo piloto, que seria uma corrida de MotoGP complicada, a verdade é que partindo de 24º e com uma “long lap” para cumprir na corrida, Miguel Oliveira vai ter uma missão ainda mais difícil pela frente nesta décima oitava corrida de MotoGP em 2022.
Quanto aos mais rápidos, e depois de Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) e Alex Rins (Suzuki Ecstar) terem conseguido ultrapassar a Q1, a “pole position” foi decidida com uma volta realizada em 1m27.767s, um novo recorde absoluto que finalmente bate o tempo que era de Jorge Lorenzo e datava de 2013, e foi obra do espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).
Na primeira fila da grelha de partida para a corrida de amanhã de MotoGP teremos ainda Marc Márquez (Repsol Honda) em segundo, com o espanhol a aproveitar da melhor forma a “boleia” de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), com o italiano a ficar em terceiro e a ser o melhor dos principais candidatos ao título, mas todos muito próximos em qualificação, como revela o 4º lugar de Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e o 5º de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).
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