MotoGP 2022 G. Bretanha – Miguel Oliveira vai à Q1

O piloto português terminou a terceira sessão de treinos livres em 14º. Miguel Oliveira tem mesmo de passar pela Q1 de MotoGP.

Tal como se esperava após um primeiro dia de MotoGP em Silverstone, em que os tempos ficaram muito próximos, a terceira sessão de treinos livres da categoria rainha revelou-se mesmo decisiva para definir os dez pilotos que passam à importante Qualificação 2 do Grande Prémio da Grã-Bretanha. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), depois do muito bom 6º tempo no primeiro dia, tinha esperanças de conseguir chegar à Q2 entrando nos dez melhores nesta manhã de sábado, mas não foi além do 14º tempo.

Miguel Oliveira conseguiu rodar em 1m59.066s, a sua melhor volta do fim de semana até ao momento, naquela que foi a penúltima volta na terceira sessão de treinos livres de MotoGP.

O piloto português, que voltou a sair para a pista com a sua KTM RC16 equipada com a nova configuração longa de escape lateral para usufruir de uma entrega de potência mais suave do motor V4 austríaco, ainda conseguiu passar na linha de meta precisamente no momento que antecedeu a bandeira de xadrez para o fim de sessão.

Miguel OliveiraMas mesmo nessa última tentativa o piloto de Almada não foi capaz de melhorar os seus registos parciais, e rapidamente percebeu que terá mesmo de ir à Q1 para aí tentar passar à Q2 de MotoGP conseguindo ficar numa das duas primeiras posições.

Quanto aos mais rápidos, e mesmo depois de uma pequena discussão com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) por causa de trajetórias, tendo ficado tudo sanado após o fim da sessão com uma pequena conversa em pista, o mais rápido até agora é Aleix Espargaró (Aprilia Racing).

O espanhol e a sua Aprilia RS-GP continuam a revelar estar em excelente forma, e a sua volta em 1m58.254s deixam-no muito perto de bater o recorde de Marc Márquez (1m58.168s) que perdura desde 2019.

Miguel OliveiraNo segundo lugar da tabela de tempos encontramos um surpreendente Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). O espanhol, tal como Miguel Oliveira, ainda conseguiu passar antes da bandeira de xadrez do fim de sessão.

Mas ao contrário do português, Martin, que até já estava dentro do “top 10” e por isso não precisava de melhorar para garantir a Q2, realizou então uma derradeira tentativa rápida e conseguiu mesmo saltar para 2º com o tempo de 1m58.282s, relegando Jack Miller (Ducati Lenovo Team) para a terceira posição na tabela de tempos.

Clique aqui para ficar a conhecer os horários completos do Grande Prémio da Grã-Bretanha

Miguel OliveiraPilotos que passam à Q2 de MotoGP

1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

3 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team)

4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

8 – Joan Mir (Suzuki Ecstar)

9 – Luca Marini (Mooney VR46 Ducati)

10 – Alex Rins (Suzuki Ecstar)