O Grande Prémio da Catalunha que foi dominado de forma incrível por Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) já é passado, e o Mundial de Velocidade enfrenta já no próximo fim de semana de 17 a 19 de junho a sua décima ronda da temporada 2022, que, com a anulação do Grande Prémio da Finlândia, significa que atingimos a metade do calendário de um total de 20 corridas. E para que não perca nada do que acontece em pista, aqui ficam os horários completos do Grande Prémio da Alemanha.
Mas esta ronda de MotoGP não será apenas importante em termos do que acontece em pista. Na realidade, e como a revista MotoJornal já aqui lhe mostrou, o circuito de Sachsenring será o cenário não apenas para o GP da Alemanha, mas também para vários pilotos e equipas anunciarem contratos.
Para os portugueses, claro, a grande novidade e a mais aguardada será a que envolve Miguel Oliveira.
O piloto de Almada, depois de quatro anos em MotoGP a pilotar motos da KTM, primeiro na equipa satélite Tech3 e depois na equipa de fábrica Red Bull KTM Factory, está de “malas feitas” e pronto a iniciar uma nova vida na categoria rainha do motociclismo de velocidade. Tudo indica que será na quinta feira 16 de junho que ficaremos a conhecer qual a nova equipa de Miguel Oliveira a partir de 2023!
Mas o Grande Prémio da Alemanha, que desde 2013 apenas conhece um vencedor – Marc Márquez (Repsol Honda), que está este ano ausente a recuperar da quarta operação ao braço direito e por isso perderá esse registo incrível –, será também um momento importante para ajudar a definir melhor quais os pilotos que realmente estão na luta pelo título de MotoGP.
Fabio Quartararo, em circuitos que em teoria poderiam ser menos positivos para as características da Yamaha M1, tem sabido gerir as dificuldades e ultrapassar as mesmas com pódios importantes que ajudam a reforçar a sua liderança na classificação e batalha pela renovação do título.
E quais serão os mais diretos rivais de Quartararo na luta pela vitória em Sachsenring?
Nessa lista teremos de incluir Aleix Espargaró (Aprilia Racing). Não apenas porque o espanhol é segundo no campeonato, como também certamente vai querer compensar a marca italiana pelo erro colossal na Catalunha e que o impediu de subir novamente ao pódio. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) afirma que está a sentir-se cada vez melhor aos comandos da moto italiana e que espera chegar à pausa de verão mais próximo do francês. Foi colocado fora de ação no anterior GP, pelo que temos de contar com Bagnaia na discussão pelas primeiras posições.
Nas hostes da Honda, seja qual for a equipa do fabricante japonês, a situação está mais complicada. Sem Márquez, o grande “rei” de Sachsenring, a Honda terá de contar com Pol Espargaró para obter um bom resultado. Veremos o que o piloto espanhol, que se diz que está perto de regressar à KTM em 2023, será capaz de fazer num circuito exigente em termos de pilotagem e de afinação da moto.
Na equipa Suzuki Ecstar, e depois do futuro anunciado (abandono da competição no final de 2022), tanto Joan Mir como Alex Rins estão a lutar na realidade pelo seu futuro pessoal, tentando mostrar-se às equipas no sentido de conseguirem melhores contratos.
No caso de Mir isso estará praticamente fechado, com o campeão de 2020 a caminho da Repsol Honda. Mas para Alex Rins a situação está mais indefinida. E a fratura do pulso no incidente com Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) logo no início do GP da Catalunha deixa dúvidas sobre a condição física do piloto espanhol para este fim de semana.
E no meio disto temos ainda de tentar prever aquilo que será capaz de fazer a Red Bull KTM Factory. Com os “rookies” Remy Gardner e Raul Fernandez completamente “fora das contas” desde início da temporada na Tech3, as esperanças da marca austríaca recaem sobre Brad Binder e Miguel Oliveira.
O português, aliás, tem boas memórias do Grande Prémio da Alemanha. Recordamos que em 2021, num momento extremamente positivo da temporada para o piloto de Almada, conseguiu um excelente segundo lugar em Sachsenring, apenas batido por Marc Márquez. Mas a situação este ano, quer em pista, quer mesmo no ambiente em torno da equipa, não parece favorecer Miguel Oliveira.
Mas a verdade é que mesmo com dificuldades em treinos e qualificações, o Miguel Oliveira tem revelado uma capacidade de superação grande em situação de corrida. Pelo que teremos novamente de estar atentos às indicações do ainda piloto da Red Bull KTM Factory ao longo do fim de semana.
Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades de MotoGP e resultados do Grande Prémio da Alemanha.
Horários do Grande Prémio da Alemanha
Sexta feira 17 de junho
8H00 – 8H40 – Moto3 – Treinos Livres 1
8H55 – 9H40 – MotoGP – Treinos Livres 1
9H55 – 10H35 – Moto2 – Treinos Livres 1
12H15 – 12H55 – Moto3 – Treinos Livres 2
13H10 – 13H55 – MotoGP – Treinos Livres 2
14H10 – 14H50 – Moto2 – Treinos Livres 2
Sábado 18 de junho
8H00 – 8h40 – Moto3 – Treinos Livres 3
8H55 – 9H40 – MotoGP – Treinos Livres 3
9H55 – 10H35 – Moto2 – Treinos Livres 3
11H35 – 11H50 – Moto3 – Qualificação 1
12H00 – 12H15 – Moto3 – Qualificação 2
12H30 – 13H00 – MotoGP – Treinos Livres 4
13H10 – 13H25 – MotoGP – Qualificação 1
13H35 – 13H50 – MotoGP – Qualificação 2
14H10 – 14H25 – Moto2 – Qualificação 1
14H35 – 14H50 – Moto2 – Qualificação 2
Domingo 19 de junho
8H00 – 8H10 – Moto3 – Warm Up
8H20 – 8H30 – Moto2 – Warm Up
8H40 – 9H00 – MotoGP – Warm Up
10H00 – Moto3 – Corrida
11H20 – Moto2 – Corrida
13H00 – MotoGP – Corrida