Muito se tem escrito, falado, e, principalmente, especulado sobre o futuro de Miguel Oliveira em MotoGP a partir do final da atual temporada. O paddock da categoria rainha começa a encontrar alguma definição naquilo que são os pilotos que encontram o seu lugar a partir de 2023, e o próximo a confirmar o seu futuro deverá ser o piloto português que está de saída da Red Bull KTM Factory.
Com Jack Miller confirmado ao lado de Brad Binder até 2024, e Miguel Oliveira a assumir que não regressa à Tech3, fica assim claro que o piloto de Almada estará a caminho de uma nova equipa. E o dia anterior ao Grande Prémio da Alemanha será o momento considerado oportuno por Miguel Oliveira e seu pai / manager, Paulo Oliveira, para anunciar a nova equipa que estará no centro das atenções dos fãs portugueses.
A próxima quinta-feira dia 16 de junho será então o dia em que deveremos ficar a conhecer onde vai estar Miguel Oliveira, colocando-se assim um “ponto final” numa novela que tem animado as conversas entre os fãs, mas, principalmente, tem levado vários responsáveis de algumas das equipas mais importantes de MotoGP a negociar com o português para garantir o seu talento.
E quais são as hipóteses em cima da mesa?
De acordo com aquilo que se sabe, a principal hipótese será a Gresini Racing. Miguel Oliveira confirmou aquilo que uma foto tirada no paddock de Mugello deixava no ar, que existiu mesmo uma reunião “exploratória” para as partes se conhecerem e falarem sobre um possível contrato. Refira-se que nessa reunião, para além do piloto e seu pai, estiveram ainda Nadia Padovani, diretor da Gresini Racing, mas também Paolo Ciabatti, diretor geral da Ducati Corse. Uma clara indicação da vontade da marca italiana em ter Miguel Oliveira dentro da sua “família”.
Mas o próprio piloto, embora confirmando a reunião em Itália, garantia ainda na semana passada que nada estava assinado.
Assim, e acreditando nas palavras do português de que o contrato não estava assinado, podemos então incluir na lista de equipas que estão muito interessadas em garantir os serviços de Miguel Oliveira a partir de 2023 a nova formação RNF Aprilia. A equipa satélite da marca de Noale enfrentará um grande desafio depois de vários anos ligada à Yamaha, e poder contar com os conhecimentos e talento de Miguel Oliveira seria extremamente benéfico para a formação liderada por Razlan Razali.
Seja como for, a forma como a KTM Racing tem gerido os seus pilotos em MotoGP tem sido alvo de inúmeras críticas, seja da parte dos fãs, seja também por parte de personagens que “vivem” e “respiram” o paddock do Mundial de Velocidade. Jornalistas ou até mesmo o pai de Jorge Lorenzo, Chicho Lorenzo, mostram-se incrédulos com a decisão da KTM em deixar fugir Miguel Oliveira.
E nem mesmo as explicações de Pit Beirer, responsável pelo projeto desportivo da KTM, parecem apaziguar os fãs ou acalmar a situação. Bem pelo contrário.
É neste cenário que já falta pouco para ficarmos a conhecer qual a nova equipa de Miguel Oliveira, que assim poderá concentrar-se no que falta disputar de calendário até final do ano, e resolvendo o seu futuro antes da pausa alargada de verão, conforme estava previsto.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto toda a evolução desta situação com o piloto português!