Depois do Grande Prémio de Portugal em que tivemos um novo vencedor de uma corrida de MotoGP na temporada de 2022, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que assumiu também agora a liderança partilhada da classificação com Alex Rins (Suzuki Ecstar), ambos com 69 pontos, o paddock do Mundial de Velocidade viaja algumas centenas de quilómetros atravessando a fronteira ibérica para visitar o circuito de Jerez. E por isso aqui deixamos os horários do Grande Prémio de Espanha.
Será de 29 de abril a 1 de maio que se realizará a sexta ronda da temporada de MotoGP, sendo de destacar que a competitividade na categoria rainha está ao rubro e a incerteza nos resultados é uma constante.
Para o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), e sobre o qual continuamos sem ter grandes novidades em relação ao seu futuro pois não há ainda “fumo branco” na renovação com a KTM e outras equipas estão atentas a isso, a chegada ao traçado andaluz acontece num momento positivo.
É verdade que o 5º lugar no GP de Portugal não foi ainda o que esperávamos, mas todo o fim de semana aconteceu de forma positiva, com especial destaque para o domínio claro que Miguel Oliveira evidenciou na manhã de sábado onde não teve rival à sua altura.
O Grande Prémio de Espanha não será, pelas palavras do próprio piloto português, uma corrida que seja particularmente do seu agrado, pese embora já ali tenha conseguido boas qualificações e resultados interessantes, pelo que este ano poderemos ter Miguel Oliveira na luta pela vitória em Jerez.
E nessa luta pelas melhores posições entram muitos pilotos devido à enorme competitividade que temos visto em MotoGP.
Fabio Quartararo é o campeão, e depois de uma fase inicial de temporada em que sofreu com problemas na sua Yamaha M1 em circuitos pouco favoráveis à moto de Iwata, pese embora tenha conseguido o 2º lugar no GP da Indonésia atrás de Miguel Oliveira, parece estar a voltar à sua melhor forma neste regresso do campeonato a solo europeu.
Vencedor em Portugal, Quartararo tem em Jerez um circuito ao seu gosto. Mas é atualmente o único piloto a conseguir bons resultados com a moto japonesa, pelo que a Yamaha não parece ter possibilidade de contar com os seus outros pilotos em MotoGP para ajudar na defesa do título.
Na lista de favoritos à vitória no Grande Prémio de Espanha temos agora de colocar os dois pilotos da Suzuki Ecstar. Joan Mir e Alex Rins, principalmente este último, que divide a liderança do campeonato, têm na GSX-RR uma moto bastante mais equilibrada, mas por vezes a sofrer de alguma inconstância, o que prejudica os resultados em corrida.
Quem está cada vez mais constante é a Aprilia Racing. Vitória na Argentina e 3º lugar em Portugal, sempre por Aleix Espargaró, mas com Maverick Viñales a mostrar que a RS-GP é uma moto significativamente melhor do que vimos em anos anteriores e em constante evolução neste início de temporada. Conseguirá a equipa italiana subir novamente ao pódio no Grande Prémio de Espanha? Se o fizer, perde os benefícios das concessões em 2023.
A Ducati tem evidenciado momentos de brilhantismo, principalmente pelos pilotos da Gresini Racing e Pramac, mas também de inconstância.
No primeiro caso, temos Enea Bastianini, que para já é o único piloto a somar duas vitórias em 2022. No caso da Pramac, pese embora a rapidez esporádica de Jorge Martin, tem sido Johann Zarco a ser mais consistente e somar pontos. Em Jerez, tanto Martin como Zarco são pilotos que certamente estarão na luta.
Teremos de perceber o que conseguem também fazer Jack Miller e Francesco Bagnaia, que sendo os pilotos da equipa de fábrica têm maior responsabilidade em obter resultados com a Ducati e não têm estado em grande destaque como se previa.
No campo da Honda, as notícias são positivas tendo em conta o regresso de Marc Márquez, claramente o seu melhor piloto e aquele que mais tem conseguido fazer aos comandos da nova RC213V. O oito vezes campeão do mundo parece estar recuperado fisicamente das lesões, e se tivermos em conta as suas palavras durante o GP de Portugal, em Jerez será o momento de Márquez passar ao ataque.
Realce ainda para o facto de que neste próximo fim de semana em Jerez teremos o início da temporada da Taça do Mundo FIM MotoE, competição que este ano continuará a utilizar as Energica Ego Corsa mas que a partir de 2023 utilizará a primeira Ducati elétrica que tem estado em testes como a MotoJornal aqui dá conta.
Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de tudo o que acontece no Grande Prémio de Espanha. A não perder!
Horários do Grande Prémio de Espanha
Sexta-feira 29 de abril
7H25 – 7H45 – MotoE – Treinos Livres 1
8H00 – 8H40 – Moto3 – Treinos Livres 1
8H55 – 9H40 – MotoGP – Treinos Livres 1
9H55 – 10H35 – Moto2 – Treinos Livres 1
11H35 – 11H50 – MotoE – Treinos Livres 2
12H15 – 12H55 – Moto3 – Treinos Livres 2
13H10 – 13H55 – MotoGP – Treinos Livres 2
14H10 – 14H50 – Moto2 – Treinos Livres 2
15H50 – 16H00 – MotoE – Qualificação 1
16H10 – 16H20 – MotoE – Qualificação 2
Sábado 30 de abril
8H00 – 8H40 – Moto3 – Treinos Livres 3
8H55 – 9H40 – MotoGP – Treinos Livres 3
9H55 – 10H35 – Moto2 – Treinos Livres 3
11H35 – 11H50 – Moto3 – Qualificação 1
12H00 – 12H15 – Moto3 – Qualificação 2
12H30 – 13H00 – MotoGP – Treinos Livres 4
13H10 – 13H25 – MotoGP – Qualificação 1
13H35 – 13H50 – MotoGP – Qualificação 2
14H10 – 14H25 – Moto2 – Qualificação 1
14H35 – 14H50 – Moto2 – Qualificação 2
15H15 – MotoE – Corrida 1
Domingo 1 de maio
8H00 – 8H10 – Moto3 – Warm Up
8H20 – 8H30 – Moto2 – Warm Up
8H40 – 9H00 – MotoGP – Warm Up
10H00 – Moto3 – Corrida
11H20 – Moto2 – Corrida
13H00 – MotoGP – Corrida
14H30 – MotoE – Corrida 2