MotoGP 2022 – Marc Márquez volta a sofrer de diplopia

Quatro quedas durante o fim de semana do Grande Prémio da Indonésia, a última das quais durante o Warm Up na manhã de domingo, e a mais violenta de todas, deixaram marcas no corpo de Marc Márquez. O piloto da Repsol Honda foi dado como não estando apto a competir e falhou a corrida de MotoGP no circuito de Mandalika que teve Miguel Oliveira como vencedor num verdadeiro recital à chuva.

Embora os primeiros exames realizados na Indonésia tenham descartado grandes lesões, o facto de Marc Márquez ter sofrido um forte impacto na cabeça em resultado do violento “highside” que o cuspiu vários metros no ar antes de cair desamparado no solo, resultou num traumatismo craniano que inspirou maiores cuidados.

Recorde-se que o piloto espanhol falhou a parte final da temporada 2021 de MotoGP depois de sofrer de diplopia, ou visão dupla. Um problema que resulta de uma lesão no nervo ótico. Márquez submeteu-se a um tratamento que lhe permitiu regressar à competição normalmente durante a pré-temporada. Mas o impacto da queda em Mandalika acabou por ter novamente consequências na visão do oito vezes campeão do mundo.

Marc MárquezNo regresso a Espanha, Marc Márquez voltou a sentir desconforto na vista. Rapidamente garantiu uma consulta com o seu oftalmologista de eleição, o Dr. Sanchez Dalmau, no Hospital Clínica de Barcelona. Dos exames então realizados, chegou o veredito que Márquez não queria receber: sofre novamente de episódios de diplopia ou visão dupla.

Esta é uma regressão na recuperação que o piloto tinha vindo a apresentar desde novembro passado. E coloca em causa a sua participação no próximo Grande Prémio dentro de duas semanas, que se realiza na Argentina. Porém, esta possibilidade não está confirmada, e certamente será necessário perceber se o episódio de diplopia sofrido por Marc Márquez no regresso a Espanha terá sido uma situação esporádica, ou se se vai repetir mais vezes.

Depois de visitar o seu oftalmologista, Marc Márquez deslocou-se a Madrid para uma consulta com a equipa médica liderada pelo Dr. Samuel Antuña, no Hospital Internacional Ruber. Uma série de exames médicos serviram para descartar lesões graves.

Marc MárquezJá se sabe que a Repsol Honda definiu um período de repouso absoluto para o seu piloto ao longo dos próximos dias, com a equipa de fábrica da Honda a tentar assegurar, em primeiro lugar, a segurança em termos de saúde do piloto, mas também tentar que estando tudo bem fisicamente, Marc Márquez consiga marcar presença no Grande Prémio da Argentina.

No entanto, o mais provável é a ausência da competição, e mais propriamente dos próximos Grandes Prémios. O período de ausência de Marc Márquez das pistas e da categoria rainha é ainda indeterminado.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos dar-lhe todas as atualizações sobre a condição física de Marc Márquez e o que isso poderá significar para o seu futuro enquanto piloto de MotoGP.