MotoGP 2022 – Nova equipa de Miguel Oliveira perde patrocinador

A WithU confirma o adeus como patrocinador da nova equipa de Miguel Oliveira em MotoGP. A RNF Aprilia terá de encontrar novo patrocinador principal.

miguel oliveira

A nova equipa RNF Aprilia ainda só existe num plano teórico pois a estrutura liderada por Razlan Razali ainda compete em MotoGP a defender as “cores” da Yamaha. Porém, aquela que é a nova equipa de Miguel Oliveira a partir de 2023, já sabe que tem de encontrar um novo patrocinador principal depois da WithU ter anunciado a sua saída da categoria rainha e das carenagens das Aprilia RS-GP da RNF Aprilia.

Quem confirma o fim da ligação da WithU com a RNF de Razali é a própria empresa italiana. Através do conselheiro delegado, Matteo Ballarin, ficámos a saber que a nova equipa satélite da Aprilia em MotoGP terá mesmo de encontrar um novo patrocinador para ocupar o lugar da WithU nas carenagens das suas motos.

Miguel OliveiraBallarin afirma que MotoGP “É muito exigente (em termos de investimento) e a situação do mercado não nos dá muita visibilidade”, revelando que a WithU vai apostar mais forte no mundo do voleibol e que sai de cena da categoria rainha: “Queremos aprofundar com o voleibol, pois sentimos que somos um protagonista e estamos muito envolvidos. Isto não significa que vamos aumentar o patrocínio no voleibol. De qualquer forma, sim, já chega de MotoGP”.

Refira-se que a WithU é um parceiro da equipa Verona Volley, que participa no principal escalão italiano desta modalidade.

O responsável da WithU refere também que esta decisão tem por base o pedido da empresa Europe Energy Spa, à qual pertence a WithU. Abordando a questão da crise que se vive na Europa, esta empresa italiana pretende dar a conhecer aos clientes italianos as suas peculiaridades como empresa alternativa a marcas como a Enel ou a AGSM. E acreditam por isso que o investimento na RNF Aprilia não é a forma de conseguirem alcançar esse objetivo.

E com a saída do principal patrocinador, isso coloca em causa o projeto RNF Aprilia onde militará Miguel Oliveira?

A verdade é que, apesar de ser um duro golpe para a estrutura liderada por Razlan Razali, pois perde uma fonte de receitas que lhe permitiu manter-se ao mais alto nível em MotoGP, esta decisão da WithU anunciada agora permite à equipa trabalhar desde já na procura de um novo patrocinador que coloque a sua imagem nas carenagens das Aprilia RS-GP satélite.

Apesar de ser sempre uma situação complicada, substituir um patrocinador não é uma situação nova para o responsável pela RNF Racing, pelo que em breve haverá novidades a este respeito, e o projeto da nova equipa de Miguel Oliveira continuará conforme previsto.

Veremos qual será a reação de Razlan Razali a esta perda de patrocinador. Provavelmente durante o Grande Prémio de Aragão – clique aqui para ver os horários completos – a equipa RNF Racing já poderá dar alguma indicação sobre qual será o novo patrocinador a partir de 2023.