As regras de MotoGP são claras no que respeita à participação das equipas em cada Grande Prémio. Se um piloto oficial é declarado como não estando apto para participar num determinado GP, a sua equipa tem uma margem de 10 dias para apresentar um substituto. E, tendo em conta que Joan Mir está lesionado e passam mais do que os referidos 10 dias entre a confirmação da lesão e o Grande Prémio de São Marino, a Suzuki Ecstar tem mesmo de encontrar um piloto para pilotar a GSX-RR de Mir.
O que para muitos pode ser um fim de semana de sonho, competir na categoria rainha MotoGP aos comandos de um protótipo que ainda há dois anos foi campeão precisamente com Joan Mir, está a transformar-se numa autêntica missão impossível para a Suzuki Ecstar.
Tudo porque a equipa japonesa continua sem conseguir encontrar o tal piloto substituto para competir em Misano dentro de uma semana.
O normal seria utilizar o piloto oficial de testes Sylvain Guintoli. Mas o experiente francês está lesionado na mão direita. A segunda opção passou a ser o italiano Danilo Petrucci. Porém, o antigo piloto de MotoGP e atual piloto do campeonato MotoAmerica, a discutir o título no seu ano de estreia, recusou o convite que lhe foi endereçado pelo diretor de equipa Livio Suppo.
A Suzuki Ecstar continua assim sem conseguir anunciar o piloto que vai substituir Joan Mir em Misano.
Sem opções evidentes à vista, e tendo em conta que o próprio presidente da Suzuki Motor, Toshihiro Suzuki, vai marcar presença precisamente no GP de São Marino, a equipa está a tentar solucionar o problema procurando por pilotos fora do espetro europeu.
As informações mais recentes apontam para que a escolha recaia sobre um piloto japonês para substituir Joan Mir. Uma forma também de homenagear a presença do presidente Toshihiro Suzuki na box da equipa em Misano.
Takuya Tsuda poderia ser então o piloto mais provável. Inclusivamente porque já competiu em MotoGP no Grande Prémio de Espanha em 2017, a substituir Alex Rins. Mas a idade de Tsuda, 38 anos, faz com que a Suzuki Ecstar esteja a pensar em alternativas.
E dentro das alternativas, encontramos dois pilotos, e ambos fiéis à Suzuki no campeonato All Japan Superbike: Kazuma Tsuda e Kazuki Watanabe.
Dentro destas duas possibilidades, será Watanabe aquele que mais potencial terá para ocupar o lugar de Joan Mir. O piloto japonês esteve presente nas 8 Horas de Suzuka inserido na equipa de fábrica Yoshimura SERT Motul, tendo conseguido levar a GSX-R1000R até ao terceiro lugar. Tem ainda experiência no Mundial Moto2, Mundial 250 cc e no Mundial Supersport, embora sem grandes resultados.
Já Kazuma Tsuda, que também esteve nessa icónica prova de resistência e ao lado de um nome bem conhecido, Nobuatsu Aoki, tem uma carreira mais discreta em termos de resultados, porém é um piloto da marca e que está disponível.
Fora destas cogitações estará o italiano Axel Bassani. Tudo indica que Livio Suppo deixou cair essa hipótese nas últimas horas, pois pese embora fosse um piloto italiano a competir em Itália, a sua falta de experiência terá sido um elemento decisivo para o deixar fora da lista de possíveis pilotos para o lugar deixado vago por Joan Mir.
Em breve deveremos ter a confirmação oficial de qual piloto será escolhido para ocupar o lugar de Joan Mir na equipa Suzuki Ecstar em Misano.