MotoGP 2023 – 10 momentos marcantes que podem acontecer

A temporada 2023 de MotoGP está a ser fantástica, mas há 10 momentos marcantes que podem acontecer e que deve ter em conta.

A temporada 2023 de MotoGP arrancou a toda a velocidade, com duas rondas que proporcionaram aos fãs todos os ingredientes que esperamos encontrar naquela que é a maior competição de motos do mundo.

Agora que aguardamos pelo início da terceira ronda da temporada – Grande Prémio das Américas – podemos aproveitar o momento de pausa para falar de 10 momentos marcantes que podem acontecer este ano na categoria rainha.

Leia também – MotoGP: O guia completo da temporada 2023

1 – Vencer com três fabricantes diferentes

Maverick Viñales (Aprilia Racing) e Jack Miller (Red Bull KTM Factory) podem ficar para a história do MotoGP. Tudo porque os dois pilotos já venceram um Grande Prémio a competir em duas marcas diferentes, e podem este ano adicionar uma terceira marca.

Viñales já venceu com Suzuki e Yamaha e poderá vencer com a Aprilia, enquanto Miller já venceu com Honda e Ducati, podendo vencer agora com a KTM.

motogp2 – Três pilotos podem vencer por dois fabricantes

Se vencer em MotoGP com um fabricante já é em si um feito incrível, vencer uma corrida por dois fabricantes diferentes será ainda mais incrível. E neste patamar encontramos atualmente três pilotos: Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), Alex Rins (LCR Honda Castrol) e Joan Mir (Repsol Honda).

O piloto português conta com cinco vitórias em MotoGP e todas com a KTM, enquanto os dois pilotos espanhóis têm vitórias com a Suzuki. Miguel Oliveira poderá vencer agora com a Aprilia, enquanto Alex Rins e Joan Mir tentarão vencer com a Honda.

3 – Marc Márquez poderá passar Agostini na lista de vencedores

O piloto espanhol Marc Márquez, atualmente lesionado e fora de ação depois do incidente que provocou no início do Grande Prémio de Portugal 2023 e que deixou também fora de ação o português Miguel Oliveira, estará de olhos na lista de vencedores da categoria rainha do Mundial de Velocidade.

Com 59 vitórias em MotoGP, Marc Márquez poderá esta temporada atingir e ultrapassar o registo de Giacomo Agostini, a lenda italiana do motociclismo que conta com 68 vitórias. Caso o consiga fazer, Márquez vai tornar-se no segundo piloto mais vitorioso na categoria rainha.

Se alargarmos para todas as categorias, o oito vezes campeão do mundo está perto de entrar no “top 3” em número de vitórias. Tem 85 vitórias, e por isso o piloto da Honda está apenas a cinco vitórias de ultrapassar o compatriota Angel Nieto.

motogp4 – Campeões por mais do que uma vez em MotoGP

Mantendo o foco em Marc Márquez, o piloto espanhol, caso consiga conquistar o campeonato 2023, igualará o número total de títulos mundiais de Valentino Rossi, piloto italiano que atualmente vê os seus pilotos vencerem aos comandos de motos preparadas pela sua equipa Mooney VR46 como aconteceu com Marco Bezzecchi no GP da Argentina.

Outros pilotos que podem voltar a ser campeões de MotoGP em 2023 são Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Joan Mir (Repsol Honda), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Todos podem ser campeões pela segunda vez.

5 – Bagnaia no top 3 de pilotos italianos em MotoGP

O atual campeão do mundo poderá entrar no “top 3” de pilotos italianos com mais vitórias em MotoGP. Francesco Bagnaia tem 12 vitórias (a vitória na MotoGP Sprint não conta para esta estatística), a última das quais no Grande Prémio de Portugal, e está agora a apenas uma vitória de igualar Max Biaggi. Depois terá de somar mais duas vitórias se quiser suplantar Andrea Dovizioso.

motogp6 – Bagnaia a subir no ranking da Ducati

Para além de estar a tornar-se num dos pilotos italianos com mais vitórias em MotoGP, Francesco Bagnaia é atualmente o terceiro piloto com mais vitórias entre os pilotos que competiram com a Ducati.

O campeão tem duas vitórias a menos do que Andrea Dovizioso, e em relação a Casey Stoner a diferença atualmente cifra-se em 11 vitórias.

7 – Fabio Quartararo e os pódios com Yamaha

O piloto francês pode aproximar-se de nomes lendários que competiram com motos da Yamaha na categoria rainha. Atualmente em sexto na tabela de pilotos Yamaha com mais pódios, Quartararo está empatado com Max Biaggi.

Para apanhar Kenny Roberts já esta temporada 2023 de MotoGP o campeão de 2021 tem de terminar no pódio por mais 11 vezes.

8 – Takaaki Nakagami, a esperança do Japão

O piloto da LCR Honda Idemitsu carrega aos seus ombros todo um país com uma larga história de sucesso no Mundial de Velocidade. Takaaki Nakagami pode tornar-se no primeiro piloto japonês a vencer em MotoGP desde Makoto Tamada no Grande Prémio do Japão em 2004.

Mas se subir ao pódio este ano, Nakagami também será um destaque no país do Sol Nascente, pois poderá tornar-se no primeiro japonês a terminar num dos lugares de pódio desde que Katsuyuki Nakasuga fez pódio em Valência em 2012.

9 – Conseguirá o “rookie” vencer?

Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) pode ser o único estreante em MotoGP esta temporada. Mas isso não parece estar a atemorizar o piloto espanhol, que no GP da Argentina conseguiu terminar em 11º. O atual campeão de Moto2 poderá, se vencer uma corrida de GP, tornar-se no primeiro “rookie” desde Jorge Martin (2021) a vencer na categoria rainha.

Aliás, se tivermos em conta apenas a era MotoGP do Mundial de Velocidade, verificamos que apenas cinco pilotos conseguiram vencer enquanto “rookies”: Jorge Martin, Brad Binder, Marc Márquez, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa.

10 – Nove pilotos com “mira” nos 50 pódios

Esta temporada, nada menos do que nove pilotos podem atingir a marca de cinquenta pódios em todas as categorias do Mundial de Velocidade: Francesco Bagnaia (44), Miguel Oliveira (41), Alex Márquez (41), Enea Bastianini (40), Brad Binder (40), Jorge Martin (36), Joan Mir (33), Jack Miller (32), e ainda Fabio Quartararo (32).

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!