MotoGP 2023 – A reação de Miguel Oliveira ao GP de São Marino

O português fechou o fim de semana em Misano com um 6º lugar. Eis a reação de Miguel Oliveira ao GP de São Marino de MotoGP.

miguel oliveira

O fim de semana de Grande Prémio de São Marino começou mal, melhorou, depois vimos um resultado menos positivo na corrida de Sprint, e por fim acabou de forma muito positiva com um 6º lugar na corrida principal de MotoGP. A visita ao circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli não foi a mais agradável, mas Miguel Oliveira e a CryptoData RNF Aprilia acabaram por conseguir saber ultrapassar as dificuldades e somar importantes pontos para o campeonato.

Nesta longa corrida de domingo, com 27 voltas, Miguel Oliveira sabia que um bom arranque a partir da 10ª posição na grelha de partida seria vital para definir uma boa corrida. E desta feita, ao contrário de outros GP, o #88 voou com um grande arranque assim que os semáforos se apagaram em Misano.

Rodando constantemente perfeitamente e de forma confortável dentro dos dez melhores de MotoGP, Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP 22 foram este domingo bastante mais consistentes em performance ao longo de toda a corrida.

Tendo a equipa encontrado mais qualquer coisa em termos de afinação da moto do piloto português, e que lhe permitiu beneficiar de um menor desgaste dos pneus Michelin, mas, principalmente, de uma moto mais adaptada ao seu estilo de pilotagem e características do traçado onde se disputou o GP de São Marino, Miguel Oliveira fechou o fim de semana com uma performance convincente, reveladora da sua capacidade e ritmo de corrida.

miguel oliveiraUma corrida que terminou com um muito saboroso 6º lugar, o que significa que somou mais 10 pontos para a sua conta pessoal, tendo inclusivamente conseguido ascender à 13ª posição na classificação de pilotos.

Após mais uma corrida difícil e intensa nesta temporada 2023 de MotoGP, Miguel Oliveira já reagiu ao que hoje aconteceu na corrida em Misano:

“Não estou nas nuvens, mas estou feliz. Estou feliz com a forma como o fim de semana terminou. Começámos com muitas dificuldades para adaptar o meu estilo de pilotagem a esta pista e à moto. Finalmente, pudemos mudar as coisas no sábado, embora não transformando a corrida de Sprint num bom resultado, mas eventualmente hoje consegui encontrar um pouco mais de feeling com a moto. A equipa ajudou-me com mais algumas mudanças para me deixar mais confortável e estou feliz com isso. Também estou muito feliz pelo pessoal, eles trabalham muito para me ajudar e dar-lhes um bom resultado é sempre do melhor”, referiu o piloto português da CryptoData RNF Aprilia em reação ao GP de São Marino.

miguel oliveiraAntes da viagem para a Índia, que será o primeiro Grande Prémio da denominada ronda asiática, dentro de quinze dias, Miguel Oliveira e os restantes pilotos do plantel de MotoGP vão realizar já amanhã, segunda-feira 11 de setembro, uma importante sessão de testes oficiais.

No circuito de Misano teremos os diversos fabricantes a colocarem em pista os seus protótipos já a pensar em 2024. Entre os destaques teremos, ao que tudo indica, a Aprilia permitir aos pilotos Aleix Espargaró e Maverick Viñales um primeiro contacto com o quadro em fibra de carbono, tal como acontecerá com os pilotos da KTM, Brad Binder e Jack Miller, que deverão testar o chassis em carbono que foi usado neste GP de São Marino por Dani Pedrosa, e com bons resultados.

Da parte da Aprilia destacamos ainda a informação que hoje foi avançada de que Miguel Oliveira poderá testar a RS-GP 23 que atualmente é usada pelos pilotos de fábrica. Recordamos que a moto do português atualmente é uma versão 2022 do protótipo de Noale, com algumas evoluções.

Mas na próxima temporada Miguel Oliveira terá à sua disposição a moto deste ano, pelo que este primeiro teste com a RS-GP 23 servirá já de preparação da próxima temporada.

Na Honda vimos ao longo do fim de semana Stefan Bradl, piloto de testes do HRC, a rodar com muitas novidades na RC213V, novidades essas que serão amanhã testadas pelos pilotos oficiais Joan Mir e Marc Márquez, este último ainda sem ter o futuro, aparentemente, definido, e com o HRC a afirmar que continua a contar com o seu melhor piloto em 2024 na esperança de encontrarem forma de resolver os muitos problemas na moto japonesa.

Na Ducati Desmosedici GP não há informações sobre o que a Ducati Corse poderá estar a preparar, e o mesmo se passará na box da Yamaha, para além da marca de Iwata estar a experimentar novas configurações do sistema de escape da YZR-M1.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!