MotoGP 2023 S. Marino – Miguel Oliveira num merecido 6º e Martin fecha com vitória GP perfeito!

Miguel Oliveira terminou em 6º o GP de São Marino de MotoGP. Jorge Martin com nova vitória fecha um fim de semana perfeito.

motogp

Está terminado o décimo segundo fim de semana de competição de MotoGP nesta temporada 2023. O Grande Prémio de São Marino foi mais uma demonstração de que os pilotos da categoria rainha são “fabricados” de um calibre especial, superando as dores e os limites de pilotagem de um protótipo com cerca de 300 cv.

A corrida foi dominada por Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) como aconteceu na corrida Sprint, com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) desta vez a conseguir levar o seu esforço até final e a obter um bom resultado em Misano.

Com os pilotos a optarem por combinação de pneus duro / médio, exceção aos quatro pilotos Honda que escolheram composto macio para a roda traseira das RC213V, o arranque deste GP de São Marino decorreu sem grandes incidentes, apenas alguns toques no meio do pelotão, mas sem quedas a registar.

motogpJorge Martin fez mais um arranque canhão, levando atrás de si as Ducati de Francesco Bagnaia e Marco Bezzecchi, e com Dani Pedrosa e Brad Binder, nas duas Red Bull KTM Factory, a tentarem não ficar muito para trás, o português Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP 22 estiveram ao seu melhor nível neste arranque no traçado em Misano.

O #88 foi “surfando” por entre o pelotão, e de 10º na grelha de partida ascendeu logo na primeira volta à 7ª posição, entrando na discussão pelos lugares de maior destaque.

Com o “Martinator” sempre a liderar o pelotão de MotoGP, e com Bagnaia na sua decoração Giallo Ducati a defender-se do compatriota Bezzecchi, desta vez, e ao contrário do que aconteceu na MotoGP Sprint, Binder não pretendia ficar atrás de Pedrosa. O sul-africano não esperou muito para passar o espanhol, e logo na segunda volta estava a rodar em 4º e a conseguir afastar-se de Pedrosa na sua perseguição ao trio da Ducati.

Maverick Viñales (Aprilia Racing) ia rodando na frente de Miguel Oliveira, com os dois pilotos Aprilia separados por poucas décimas, e com Marc Márquez (Repsol Honda) atrás do português a tentar também subir na classificação.

motogpÀ sexta volta Bezzecchi lança um primeiro ataque ao segundo lugar de Bagnaia, consegue mesmo concretizar a ultrapassagem, mas apenas por alguns momentos, pois logo de seguida alarga muito a trajetória e deixa espaço para “Pecco” regressar à segunda posição. Com isto, Martin ganha uma margem de algumas décimas, mas nunca de forma a escapar definitivamente para a vitória.

Três voltas mais tarde e era a vez de Brad Binder ver o seu esforço cair por terra, ou por asfalto, neste caso. No início da 9ª volta o sul-africano, que estava a aproximar-se das Ducati à sua frente, caiu, e acabou por perder muitas posições. Viria ainda a regressar à corrida, mas já muito atrasado. Com esta queda, Pedrosa regressou a 4º, Viñales a 5º, Miguel Oliveira ascendeu a 6º, mas para o português a ameaça Marc Márquez estava logo ali.

O espanhol, oito vezes campeão do mundo, não deixou Miguel Oliveira rodar em 6º durante muito tempo, aproveitando a performance superior do pneu traseiro macio na sua Honda RC213V para fazer com que o #88 voltasse à 7ª posição.

motogpEnquanto Dani Pedrosa era a meio da corrida o piloto mais rápido em pista, um pouco mais atrás Miguel Oliveira passava por algumas dificuldades para conseguir manter-se perto de Marc Márquez. Ainda assim, nunca o português ficou irremediavelmente atrasado, manteve a calma, e depois de ver o espanhol da Repsol Honda não conseguir passar por Viñales na luta pela 5ª posição, Miguel Oliveira recuperou o seu ritmo por volta.

Com o pneu traseiro macio da Honda RC213V a demonstrar então algum desgaste mais acentuado, Marc Márquez não teve argumentos para se defender do ataque bem preparado por Miguel Oliveira, que durante a 22ª volta desta corrida de MotoGP recuperava a 6ª posição, uma posição que não mais viria a largar até receber a bandeira de xadrez.

Um resultado muito positivo para o piloto da CryptoData RNF Aprilia, que assim voltou a somar importantes pontos (10) à sua conta pessoal no campeonato de MotoGP, permitindo-lhe ultrapassar nessa contabilidade o espanhol Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) e subir a 13º na ordem da classificação de pilotos de MotoGP nesta temporada 2023.

motogpMais à frente desta luta, Jorge Martin decide passar ao ataque e à 20ª volta já tinha conseguido amealhar uma vantagem de dois segundos para Bagnaia e Bezzecchi.

O campeão do mundo, a competir visivelmente abaixo da sua melhor condição física, não conseguia responder ao ataque desferido por “Martinator” e a sua Ducati da Pramac, e, pior para o campeão, Bezzecchi estava também com vontade de ganhar-lhe mais pontos.

Os dois pilotos que cresceram na VR46 Academy, e sob olhar atento de Valentino Rossi na escapatória do circuito de Misano, foram-se atacando e defendendo, mas eventualmente viria a ser Marco Bezzecchi a sair por cima dessa luta entre italianos com Ducati, assumindo então a 2ª posição.

Bezzecchi não demorou muito a escapar a Bagnaia, e ainda chegou a encurtar a distância que o separava então do líder Jorge Martin. Porém, as dores na mão esquerda de Bezzecchi vieram ao de cima, mais intensas, e ficou claro que o jovem italiano não iria ter capacidade para levar a luta até à bandeira de xadrez neste GP de São Marino.

motogpAssim, Jorge Martin garantiu mais uma vitória em Misano, fechando com “chave de ouro” um fim de semana de MotoGP perfeito: “Martinator” ficou com o novo recorde absoluto de Misano, fez a “pole position”, e ainda venceu as duas corridas, recuperando muitos pontos ao ainda líder do campeonato Francesco Bagnaia.

O segundo lugar ficou na posse de Marco Bezzecchi, que tal como Martin também recuperou muitos pontos este fim de semana na luta pelo título, e o terceiro lugar ficou mesmo para Francesco Bagnaia que aguentou até final e superou as muitas dores na perna direita e a imensa pressão de Dani Pedrosa, que a poucas voltas do fim ainda sonhou com um pódio nesta participação como “wildcard”, mas eventualmente viria a repetir o 4º lugar da corrida MotoGP Sprint.

O MotoGP terá agora uma pausa de duas semanas. A próxima ronda será o Grande Prémio da Índia, mas para isso acontecer o circuito indiano terá de receber a devida homologação, situação que apenas será confirmada a poucos dias do início desse GP.

Resultados do Grande Prémio de São Marino de MotoGP

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

4 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory)

5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

6 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

7 – Marc Márquez (Repsol Honda)

8 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia)

9 – Luca Marini (Mooney VR46)

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

Classificação de MotoGP após GP de São Marino

1 – Francesco Bagnaia – 283 pontos

2 – Jorge Martin – 247 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 218 pontos

4 – Brad Binder – 173 pontos

5 – Aleix Espargaró – 160 pontos

6 – Johann Zarco – 147 pontos

7 – Luca Marini – 135 pontos

8 – Maverick Viñales – 128 pontos

9 – Alex Márquez – 108 pontos

10 – Jack Miller – 104 pontos

13 – Miguel Oliveira – 65 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!