Miguel Oliveira tem uma nova moto, e não, não estamos a falar da sua Aprilia RS-GP 22 com que vai competir na temporada 2023 de MotoGP. Na verdade, e depois de muitos anos a ter de treinar com uma Yamaha YZF-R1, pois a KTM não comercializa atualmente uma superdesportiva que possa ser usada para treinos pelos seus pilotos, Miguel Oliveira estreou a sua nova Aprilia RSV4 Factory numa sessão de treinos privados no Autódromo Internacional do Algarve.
Quando ainda estamos a algum tempo da derradeira sessão de testes oficiais da categoria rainha – 11 e 12 de março e com bancada principal aberta ao público –, Miguel Oliveira aproveitou este tempo de “descanso” para voltar a rodar em pista.
Ao contrário do que tinha sucedido durante os testes oficiais do Mundial Superbike no traçado algarvio, onde rodou então com a sua Yamaha YZF-R1 com carenagens totalmente pretas e apenas o #88 na dianteira, desta feita o piloto de Almada recebeu a sua nova RSV4 Factory com que poderá agora treinar sempre que desejar.
A moto usada pelo piloto português neste treino privado no AIA apresenta, claro, algumas modificações em relação à versão que podemos adquirir nos concessionários Aprilia para circular em estrada. Tudo indica que será a denominada RSV4 1100 FW Stock2 APX Race, uma moto inserida no programa especial Factory Works e que pode ficar a conhecer melhor clicando aqui , bem como o preço a pagar para ter uma na sua garagem.
A Aprilia Racing fabrica estas RSV4 especiais, apenas para pista, permitindo aos clientes selecionarem diversos “packs” de equipamento. O preço, da versão Stock1 MM Race começa nos 20.900€, enquanto a referida FW Stock2 APX Race começa nos 27.900€.
O maior destaque, e alteração mais óbvia para além das carenagens de pista e que mantêm as asas aerodinâmicas do modelo de série, será o sistema de escape completo em titânio e com ponteira SC Project em fibra de carbono, especialistas em sistemas de escape e que têm uma ligação oficial ao projeto de MotoGP da Aprilia Racing, sendo que a RSV4 Factory de Miguel Oliveira conta também com a necessária centralina Race para permitir que o motor V4 “respire” melhor e adote parametrizações eletrónicas graças à estratégia APX, com lógicas específicas para uma utilização em pista.
Nesta unidade já com o #88 nas carenagens, e aproveitando as fotos divulgadas pelo Miguel Oliveira Fan Club, podemos também perceber que o piloto luso utiliza suspensões mecânicas convencionais em vez das suspensões eletrónicas Öhlins Smart EC2.0 da versão de produção, com funcionamento semi-ativo, obviamente com afinações ao gosto do piloto português de forma a poder tirar o melhor partido da moto italiana assente em pneus slick, e que agora deverá ter algo mais do que os 217 cv anunciados pela versão de estrada.
Os travões desta unidade de treino de Miguel Oliveira foram também alvo de modificações. Apesar de contar de série com sistema da Brembo, o piloto luso tem à sua disposição nesta especial RSV4 Factory #88 mais potência de travagem, escolhendo uma bomba de travão radial e pinças Brembo para competição por troca com as Stylema da moto de estrada.
Outras alterações são a mesa de direção maquinada, poisa-pés ajustáveis, avanços de competição da Spider e comandos nos punhos também para utilização específica em pista e que permitem a Miguel Oliveira ajustar, rapidamente, mapas de potência do motor, controlo do efeito travão-motor, controlo de tração, entre outras possibilidades incluídas no pacote eletrónico da Aprilia RSV4 Factory.
Quanto a tempos por volta, não existe informação divulgada sobre os registos desta sessão de treino com a Aprilia RSV4 Factory. Porém, no vídeo que o piloto divulgou nas suas redes sociais, nomeadamente no Facebook, existe um momento, sensivelmente à passagem do primeiro minuto do vídeo, em que é possível ver, por breves instantes, um registo das voltas realizadas por Miguel Oliveira com a moto italiana.
Sabemos que quando rodou no AIA durante o teste oficial do Mundial Superbike, registou como melhor volta um tempo de 1m43.539s, conforme a Revista MotoJornal anunciou. Será que conseguiu bater este tempo com a sua nova Aprilia RSV4 Factory? Apenas o piloto o poderá, eventualmente, confirmar.
Refira-se ainda que, a 16 de março, no Casino do Estoril, Miguel Oliveira será um dos grandes destaques da apresentação da equipa CryptoData RNF Aprilia para a temporada 2023. A Revista MotoJornal estará a acompanhar de perto tudo o que vai acontecer neste evento bem especial!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades e resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!