Foram treze voltas intensas, embora apenas com um líder: Jorge Martin. O piloto da Prima Pramac Ducati pilotou de forma exemplar na corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Tailândia, conseguindo lograr mais uma vitória nesta temporada, e voltou a aproximar-se do rival na luta pelo título da categoria rainha, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Quanto a Miguel Oliveira, esta corrida Sprint no circuito de Chang International foi mais uma demonstração das dificuldades e azares que atravessa neste período da temporada.
Quando os semáforos apagaram, Jorge Martin ainda foi obrigado a defender-se de um grande arranque de Luca Marini, com o italiano da Mooney VR46 a sair “disparado” da segunda posição na grelha de partida e a quase surpreender o espanhol que está na luta pelo título.
“Martinator”, no entanto, não se deixou surpreender, manteve a primeira posição e, numa demonstração, mais uma, da sua superioridade sobre o restante plantel de MotoGP, o espanhol foi rapidamente conquistando uma margem de segurança para os perseguidores.
A quatro voltas do fim, Jorge Martin chegou a ter mais de dois segundos de vantagem sobre o segundo classificado, mas a partir desse momento, e em vez de forçar como aconteceu noutros Grandes Prémios, o que levou a quedas e perda de pontos, o piloto da Prima Pramac Ducati optou por gerir o ritmo, evitou o desgaste exagerado dos pneus de composto médio, e mesmo cruzando a meta com menos de um segundo de vantagem sobre o segundo classificado, a vitória nunca esteve em causa nesta corrida MotoGP Sprint.
Jorge Martin foi assim um vencedor solitário e incontestado. O espanhol venceu pela sétima vez uma corrida “curta”, e conseguiu recuperar alguns pontos sobre Francesco Bagnaia, pois o italiano não foi além do 7º lugar, e assim a diferença entre ambos é agora de apenas 18 pontos. A luta pelo título de MotoGP está ao rubro!
Com Martin intocável, o interesse da corrida Sprint do Grande Prémio da Tailândia centrou-se nas posições seguintes.
Para o pódio a luta ficou entregue a Luca Marini e a Brad Binder (Red Bull KTM Factory). Marini, depois de não concretizar o assalto ao primeiro lugar e sem o ritmo para acompanhar Jorge Martin, aguentou atrás de si, enquanto conseguiu, um sempre agressivo Binder.
O sul-africano dava o máximo de si e puxava a KTM RC16 ao limite, particularmente em travagem, com a traseira da moto austríaca a protestar por diversas ocasiões.
Marini usava a potência da sua Ducati para defender-se nas retas, mas a KTM de Binder já não fica muito atrás nesse particular em comparação com a moto italiana. E foi por isso com naturalidade que o sul-africano conseguiu mesmo concretizar a ultrapassagem pela segunda posição, a seis voltas do fim das treze da corrida MotoGP Sprint.
A partir daí Brad Binder manteve o ritmo forte e Luca Marini não mais conseguiu mostrar argumentos para recuperar a posição que já tinha sido sua durante mais de metade da corrida.
Desta forma, Binder foi 2º e Marini 3º, mais duas prestações sólidas destes dois pilotos no fim de semana de GP da Tailândia.
Para além desta batalha Binder / Marini, a corrida MotoGP Sprint ficou também marcada pela luta que envolveu Marc Márquez (Repsol Honda) e Aleix Espargaró (Aprilia Racing). O espanhol da moto de Noale rodou muito tempo em 4º e parecia ter essa posição controlada.
Porém, Marc Márquez, assim que se desenvencilhou de Marco Bezzecchi (Mooney VR46) para assumir a quinta posição a 3 voltas do fim, conseguiu elevar o seu ritmo ao ponto de se aproximar bastante de Aleix recuperando de uma desvantagem que era de mais de um segundo na entrada para a última volta.
Após um primeiro ataque de Márquez, prontamente respondido por Aleix Espargaró, as posições finais apenas ficariam decididas na última curva: Marc Márquez, numa manobra bem calculada, trava um pouco mais tarde e mete a sua Honda RC213V pela trajetória interior da curva 12 do circuito de Chang International. Aleix Espargaró não teve outra hipótese que não fosse alargar a trajetória, tentando capitalizar numa aceleração mais cedo para vencer a “drag race” até à meta.
Mas Márquez manteve o controlo da posição do compatriota em pista, delineou uma trajetória perfeita e acelerou forte na saída da curva 12 para receber a bandeira de xadrez em 4º e com Aleix Espargaró visivelmente irritado a ser então o 5º classificado na MotoGP Sprint.
Quanto a Miguel Oliveira, e no seguimento do que vimos tanto nos treinos de sexta-feira como depois na qualificação, a corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Tailândia não apresentou melhorias para o piloto português da CryptoData RNF Aprilia.
Na verdade, no momento inicial após o arranque, Miguel Oliveira chegou a ascender até à 17ª posição, mas esse momento não durou muito.
Ainda nas primeiras voltas da corrida o #88 voltou a descer a 20º, a mesma em que tinha arrancado da grelha de partida, talvez em consequência de algum toque com outro piloto no meio da confusão inicial.
A partir daí subiu algumas posições beneficiando das quedas e abandonos de alguns pilotos à sua frente, incluindo Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) – caiu e regressou à corrida –, Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) ou Fabio di Giannantonio (Gresini Racing), e viria a terminar a Sprint em 17º, longe dos lugares dos pontos e a mais de 17 segundos do vencedor.
Veremos se para a corrida principal do Grande Prémio da Tailândia o piloto português consegue encontrar algo diferente na sua moto para melhorar a sua performance. E aguardamos agora também pela reação de Miguel Oliveira ao que aconteceu nesta corrida Sprint.
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Resultados da corrida MotoGP Sprint do GP da Tailândia
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
3 – Luca Marini (Mooney VR46)
4 – Marc Márquez (Repsol Honda)
5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
6 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
8 – Alex Márquez (Gresini Racing)
9 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
10 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
17 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)
Classificação de MotoGP após a Sprint do GP da Tailândia
1 – Francesco Bagnaia – 369 pontos
2 – Jorge Martin – 351 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 297 pontos
4 – Brad Binder – 233 pontos
5 – Aleix Espargaró – 190 pontos
6 – Johann Zarco – 188 pontos
7 – Maverick Viñales – 170 pontos
8 – Luca Marini – 155 pontos
9 – Jack Miller – 144 pontos
10 – Fabio Quartararo – 134 pontos
14 – Miguel Oliveira – 76 pontos
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