A Comissão de Grandes Prémios voltou a reunir electronicamente esta semana. Tendo em conta as condicionantes motivadas pela Covid-19, fez mais algumas alterações ao regulamento, tendo em conta aquilo que poderá ser um possível calendário.
No que diz respeito à categoria de MotoGP, teve que ajustar a alocação de motores, tendo em conta que a temporada não vai ter os 20 GPs previstos.
Assim, se a temporada tiver 11 grandes prémios, ou menos, os construtores com estatuto de concessão – neste momento apenas Aprilia e KTM – poderão usar 6 motores (em vez dos 9 de uma temporada completa); os construtores sem esse estatuto poderão usar apenas 4 motores por piloto.
No caso de a temporada de 2020 ter mais de 11 GPs esse número aumenta para 7 e 5, respectivamente.
Moto2 e Moto3
Na categoria Moto3 o número de motores a usar por cada piloto também fica limitado, mas com diferentes cenários.
Se a temporada de 2020 tiver menos de 12 GPs (incluíndo o GP do Qatar, já realizado), as temporadas de 2020 e 2021 serão consideradas como apenas uma, com um numero máximo de 9 motores para cada piloto.
Se a temporada de 2020 tiver entre 12 e 14 GPs, não influenciará de 2021 e cada piloto poderá usar 4 motores. Se forem entre 14 e 18 GPs em 2020, serão 5 motores por piloto.
Para as categorias de Moto2 e Moto3 há outra alteração no regulamento que entra imediatamente em vigor: não são permitidos mais testes privados este ano.
Esta medida foi tomada tendo em conta a situação financeira em que se encontram as equipas pela falta de corridas. Aquelas com maior liquidez iam poder beneficiar os seus pilotos ao pagar testes privados. Para além disso, as restrições de acesso aos circuitos, neste momento, varia de país para país, assim como as restrições às viagens; com isto alguns sairiam beneficiados e outros prejudicados.
A Dorna vai providenciar sessões de treinos adicionais para todas as categorias nos dias anteriores ao primeiro GP da temporada. Para além disso, a Dunlop – fornecedora oficial de pneus para Moto2 e Moto3 está também ainda a ‘maio gás’ e não tem meios para fornecer os seus serviços em testes privados.