Com o presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o português Jorge Viegas, a antecipar durante o primeiro dia do Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP uma pequena “grande” revolução no seio da CryptoData RNF Aprilia, anunciando que hoje, sábado, seriam oficializados novo patrocinador e novo proprietário da equipa onde milita Miguel Oliveira, a expectativa sobre esse momento era enorme.
Porém, de tudo o que estava “anunciado” acontecer na tarde deste sábado, e para surpresa de todos os que seguem de perto o MotoGP, incluindo jornalistas, apenas se confirmaram duas situações: o novo patrocinador da equipa e a saída de Razlan Razali, situação que o próprio responsável malaio já tinha divulgado no dia de ontem.
Sobre a conferência ou evento especial realizado no espaço da CryptoData RNF Aprilia no paddock do circuito valenciano, e graças à presença do diretor da Revista MotoJornal, Vitor Martins, nesse evento, temos agora novas informações e detalhes sobre o futuro da equipa satélite.
No seguimento do comunicado oficial entretanto divulgado pela equipa e que poderá consultar na íntegra clicando aqui , sabemos por Ovidiu Toma, que em conjunto com Bogdan Mărunţiş gerem a CryptoData, que por sua vez detém 60% da equipa RNF, que a possibilidade de mudança de proprietário, nomeadamente para uma empresa americana ligada ao mundo do Nascar, não passa de “fake news”, tal como a venda dos 40% de Razlan Razali.
Para o responsável da CryptoData, as supostas dívidas também se integram na categoria “fake news”. E Ovidiu nega-as por completo, garantindo que todos os compromissos estão a ser honrados pela equipa da categoria rainha MotoGP.
Na verdade, a única coisa que está agora confirmada é a entrada de um novo patrocinador: a Untold.
Uma empresa responsável pelo maior festival de música eletrónica na Roménia, e que, de acordo com o que nos foi dito, definem-se como especialistas em entretenimento. O objetivo da Untold será levar os fãs de MotoGP à música e vice-versa, e têm previstas diversas atividades de ativação para os fãs ao longo da próxima temporada.
Porém, a saída de Razlan Razali é inevitável.
Os acionistas da equipa CryptoData RNF Aprilia decidiram forçar o responsável malaio a ceder a posição de diretor da equipa. O novo diretor será anunciado no próximo mês de janeiro, não existindo ainda um nome apontado a esse cargo de dirigir a equipa de Miguel Oliveira.
Noutro sentido, e porque isso afetará de forma mais visível os resultados de Miguel Oliveira em pista, e porque ao longo de 2023 muito se falou na necessidade de o piloto português contar com uma moto igual às usadas pelos pilotos da Aprilia Racing, ou seja, a moto com a especificação mais recente, Ovidiu Toma também nos confirmou qual será a moto pilotada pelos pilotos da atual CryptoData RNF Aprilia.
Infelizmente não se confirma a possibilidade que Jorge Viegas tinha deixado “no ar” – ainda que nunca se tenha referido diretamente à moto – sobre saber que Miguel Oliveira teria a “ferramenta para fazer bons resultados”.
Tendo em conta a forma como o presidente da FIM falou sobre a “ferramenta”, parecia estar a confirmar que Miguel Oliveira teria à disposição uma moto igual à da equipa de fábrica, que no próximo ano será a Aprilia RS-GP24.
De acordo com o responsável da CryptoData, essa situação não se confirma de todo. Os dois pilotos da equipa vão continuar a utilizar uma moto do ano anterior, ou seja, a Aprilia RS-GP23 que atualmente é usada por Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
No entanto, o mesmo Ovidiu Toma confirmou-nos que o orçamento para o próximo ano poderá ser superior aos 11 milhões de euros que foram definidos como orçamento para este ano. Isso poderá dar à equipa de Miguel Oliveira outras “ferramentas” que atualmente não estão dentro das possibilidades da estrutura satélite.
Dentro das próximas horas e dias ficaremos a conhecer mais detalhes sobre o que vai acontecer com a CryptoData RNF Aprilia, que para além de um novo patrocinador e diretor de equipa, sabemos que tem contrato para com a Aprilia até final de 2024, e também tem contrato com a Dorna para competir em MotoGP até final de 2026.
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