O nascimento de uma nova estrutura satélite em MotoGP para a próxima temporada de 2023 é uma das grandes novidades. A RNF Aprilia, equipa liderada pelo malaio Razlan Razali, durante alguns anos esteve ligada à Yamaha, mas no próximo ano lança-se numa nova aventura, e logo com uma moto que até há bem pouco tempo ninguém desejava competir: a Aprilia RS-GP.
Depois de passado o momento inicial desde o anúncio da ligação entre a RNF e a equipa da casa de Noale, Razlan Razali concedeu algumas declarações ao portal alemão Speedweek, onde o responsável malaio e antigo CEO do circuito de Sepang explica que a Aprilia vai fornecer as RS-GP de 2022 e não terá direito à versão mais atualizada de 2023.
No entanto, Razali garante que a equipa RNF Aprilia vai contar com uma “Moto que evoluirá ao longo da temporada, mas que dispõe de uma boa base. Não acredito que a Aprilia fique a dormir em cima dos bons resultados. O apoio deles é importante porque a moto será nova para nós e eles têm muita gente na equipa”, referindo-se ao facto da Aprilia Racing disponibilizar alguns dos seus técnicos em cada Grande Prémio para ajudar a nova equipa satélite.
A estrutura final daquela que será a equipa RNF Aprilia ainda não está finalizada, mas Razali espera “Ter mais apoio da fábrica, pois será melhor para todos”.
Desta forma teremos em pista na temporada 2023 de MotoGP duas Aprilia RS-GP mais recentes, e que serão exclusivamente utilizadas pelos pilotos da equipa de fábrica Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
E teremos depois duas Aprilia RS-GP da atual geração, mas que, a acreditar nas palavras do diretor de equipa da RNF, serão atualizadas ao longo do ano para se manterem competitivas no frente-a-frente com os protótipos dos fabricantes rivais.
E porque é que esta informação poderá ser importante para Miguel Oliveira?
Recordamos que o piloto português terá em mãos uma proposta da Gresini Racing de Nadia Padovani, sendo que a RNF Aprilia entrou em “jogo” num segundo momento, com Razlan Razali e Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, a revelarem um grande interesse na contratação de Miguel Oliveira.
Tendo em conta a informação agora revelada pelo líder da futura RNF Aprilia, Miguel Oliveira, caso aceite a oferta, que, dizem os rumores que circulam em vários meios de comunicação especializados é bastante generosa do ponto de vista financeiro, poderá ver-se na contingência de competir com uma moto satélite deste ano e não de 2023.
Mas isso poderá não ser má notícia!
Basta verificar que a atual Aprilia RS-GP permite a Aleix Espargaró estar em segundo na classificação de MotoGP, fazer “pole position”, subir várias vezes ao pódio, e inclusivamente já venceu o Grande Prémio da Argentina. É por isso um protótipo capaz estar ao mais alto nível numa categoria extremamente competitiva.