Michael van der Mark fez história na sexta ronda do Mundial de SBK, em Donington. Não só conseguiu as suas primeiras vitórias neste campeonato, como foi o primeiro piloto holandês a vencer no Mundial de Superbike. Para além disso, a Yamaha não vencia desde 2011. Estas foram as primeiras vitórias da Yamaha desde o regresso às superbikes em 2016, depois de quatro anos de ausência. Por outro lado, o holandês não vencia desde a ronda do Qatar de 2014, quando se sagrou Campeão Mundial de Supersport.
A sexta-feira ficou marcada pela chuva, mas o tempo melhorou para sábado e domingo. As corridas foram realizadas a seco.
Michael van der Mark tinha qualificado em 6.º, e depois de uma boa partida na primeira manga, logo na primeira volta chegou a 3.º. Atrás apenas das Kawasaki de Jonathan Rea e Tom Sykes, o holandês esteve sempre na luta. Chegou ao comando na segunda metade da corrida, posição que não largou até ao final, averbando a primeira vitória. Rea e Sykes completaram o pódio, por esta ordem.
«É uma sensação incrível vencer outra vez!», disse van der Mark. «Fiz uma boa partida e rapidamente cheguei à frente. Fiquei atrás do Tom e do Jonathan e tentei segui-los para me afastar de quem vinha atrás, e a dada altura tínhamos uma boa vantagem. O Jonny e o Tom batalhavam, o Jonny cometeu um pequeno eror e quando me aproximei do Tom percebi que ele estava em dificuldades. Vi uma oportunidade para passar e consegui fugir».
Segunda vitória
Partindo da 3.ª linha na segunda manga, Michael van der Mark demorou mais tempo a chegar ao comando da corrida. Desta vez lutou com o seu companheiro de equipa Sam Lowes, que liderou durante algumas, e com Jonathan Rea. Van der Mark assegurou de novo a vitória, e no final Rea seria ainda batido por Ratrapak Razgatlioglu. O piloto turco subiu pela primeira vez ao pódio na sua época de estreia nas superbike. Rea fechou o pódio.
«Foi incrível, uma corrida espectacular!», disse o vencedor. «Dizem que depois da primeira vitória fica mais fácil, mas nunca esperei vencer hoje. Fizemos algumas pequenas alterações na moto, ainda estava a perder nalgumas áreas para os outros pilotos, mas sentia-me bem na R1 e pude puxar ao máximo. As primeiras voltas foram um pouco caóticas. Segui o Alex durante muito tempo, o Jonny passou-me, mantive a calma e usei a cabeça, e no final consegui passá-lo e fugir! Foi incrível ter conseguido a minha primeira vitória, mas fico sem palavras com a minha primeira dupla!»
Rea: objectivo cumprido
Esta foi apenas a segunda ronda da temporada em que Jonathan Rea não venceu pelo menos uma manga. Mesmo assim, terminando sempre à frente dos seus principais rivais, o britânico aumentou a sua vantagem no comando do campeonato. No final queixou-se de alguma agressividade inicial de outros pilotos e também de algum ‘arm pump’ na segunda corrida, mas estava satisfeito: «O objectivo aqui em Donington era terminar o fim-de-semana com mais de 50 pontos de vantagem no campeonato, e superámos isso. Para mim foi um fim-de-semana muito positivo».
Jonathan Rea lídera o campeonato com 64 pontos de vantagem sobre Chaz Davies. O britânico da Ducati caiu na sexta-feira e para além de ter perdido muito tempo, qualificou apenas em 9.º. Foi 8.º na primeira manga e 5.º na segunda.
Com as duas vitórias van der Mark subiu para o 3.º lugar do campeonato, ultrapassando Tom Sykes, que na segunda manga foi 6.º.
Supersport: Cortese vence e passa para a liderança
Nas Supersport Jules Cluzel saiu da pole e liderou, mas foi batido por Sandro Cortese. O alemão qualificou em 3.º e desde o primeiro momento ficou na luta pela vitória, que conseguiu depois de superar Cluzel a meio da corrida. O francês teria ainda que lutar pelo 2.º com Raffaele de Rosa, conseguindo terminar à frente do italiano.
«Foi um fim-de-semana perfeito», disse Cortese. «Desde o início que tinha um bom ritmo. Tive algumas dificuldades na qualificação,mas fizemos algumas alterações ontem para preparar a moto para a luta pela vitória. Esta manhã estava boa e na corrida senti que estava forte e ataquei após as primeiras voltas».
Sandro Cortese passou para o comando do campeonato e Cluzel subiu ao segundo lugar. Randy Krummenacher, o anterior líder, foi 4.º na corrida e desceu para 3.º no campeonato.
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