A partir de 2019 as rondas do Mundial de Superbike terão três corridas em vez das actuais duas. Desde o início do campeonato, que começou em 1988, que as superbike têm o formato de duas corridas por fim-de-semana. Até 2015 ambas as corridas eram realizadas ao domingo. A partir de 2016 começou a realizar-se a primeira corrida ao sábado e a segunda ao domingo.
Agora, a Dorna e a FIM decidiram introduzir mais uma corrida. Mantém-se a de sábado às 14h00, intruduz-se uma corrida ‘sprint’ no domingo de manhã, às 11h00; depois a terceira corrida, com a duração normal (como a primeira), realiza-se às 14h00.
O comunicado não refere pormenores como a duração da corrida de domingo de manhã (que refere apenas como ‘sprint’, o que implica ser mais curta do que as outras duas); nem na atribuição de pontos nessas corridas; nem na formação da grelha de partida. Recorde-se que em 2017 a qualificação foi alterada, com os 3 primeiros da primeira corrida a recuarem para a terceira linha da segunda corrida, por ordem inversa.
Distância e pontos?
Quanto à distância de corrida, o actual regulamento dita que para as superbike as corridas devem ter entre 85 a 110 km. Por exemplo, em Portimão as corridas de SBK têm 20 voltas, o que totaliza 91,8 km. Fica por saber qual será a distância a percorrer na segunda corrida, na manhã de domingo.
E os pontos? Se a corrida sprint é mais curta, são atribuídos os mesmo pontos que nas outras duas?
E porquê a introdução de uma terceira corrida? Explica Daniel Carreira, Director Executivo do Mundial de Superbike: «Trazer uma ‘sprint race’ para o Mundial de SBK é algo que estamos a planear há muito tempo, por isso estamos deleitados em ver os pplanos concretizarem-se. Estamos empenhados em trazer corridas emocionantes para os fãs ano após ano, e achamos que a introdução de uma corrida sprint será uma mais valia para a experiência do Mundial de SBK. Continuamos a trabalhar nos ajustes finais e esperamos divulgar mais detalhes num futuro próximo».