A MV Agusta Superveloce 800 foi lançada há dois anos e desde então tem mantido uma aura de exclusividade como parte do seu sucesso de vendas, quer na sua linha que se mantém no catálogo a tempo inteiro, quer nas suas edições especiais de produção limitada.
O ano de 2021 marca o momento da casa transalpina fazer um upgrade no traço retro que distingue esta Superveloce, no seu bloco três em linha para que passa estar em conformidade com a norma Euro5, além das evoluções tecnológicas firmadas na sua electrónica.
A nível mecânica a atenção foi colocada, por exemplo, no aprimoramento de algumas peças de modo a reduzir a fricção interna do motor. O sistema de escape também foi alvo de atenção, contribuindo agora para uma melhoria na entrega de potência em toda a gama de rotações.
Já a centralina recebeu uma atualização de firmware, onde se incluiu a adoção de um novo algoritmo de controlo do motor, com resultados otimizados na gestão de gases.
No final, o resultado destas e outras alterações mecânicas colocam ao dispor do punho direito desta nova Superveloce 147 cv de potência às 13.000 rpm e um binário de 88 Nm às 10100 rpm – ao mesmo tempo que garantem neste três em linha de 798 cc a almejada conformidade com a norma Euro5.
Por outro lado, o chassis em treliça da Superveloce pouco mudou, apesar de ter recebido novas placas laterais no quadro, o que aumentou a rigidez torsional e longitudinal do conjunto.
Esta nova Superveloce oferece ainda o Quick-Shift EAS 3.0 com função bidireccional, o que lhe proporciona passagens de caixa mais precisas, rápidas e suaves.
No cômputo da electrónica, o novo modelo retro desportivo da casa de Varese vai surgir com uma nova plataforma de medição inercial (IMU), desenvolvida integralmente pela casa italiana e-Novia em colaboração com a MV Agusta.
Já o ABS, agora produzido pela Continental, está mais evoluído, permitindo por exemplo mais eficácia e precisão no controlo de tração. Também os sistemas Anti-wheelie e Launch Control evoluíram, a par das restantes ajudas à condução.
A par da nova gama de cores da Superveloce 2021, a MV Agusta passa a oferecer uma versão S, dotada de acabamentos estéticos em tons branco e dourado, contando ainda com um banco forrado a alcântara, jantes de raios e ainda com um kit desportivo destinado às pistas.
Relativamente a preços, sabe-se que para Itália começam nos 20.700 euros para as duas combinações de cores Ago Red/Ago Silver; e Pear Metallic Yellow/Matt Metallic Graphite, enquanto que a versão S tem um custo de 23.600 euros.
Para Portugal, os preços ainda não foram divulgados.
Outros artigos: