A pandemia por COVID-19 chegou acompanhada de muitos desafios e também de várias oportunidades para o sector das duas rodas. Os ciclomotores, apesar de já não terem a expressão de vendas de outros tempos, continuam no mercado para servir os utilizadores de mais tenra idade, sobretudo aqueles que necessitam de autonomia na sua mobilidade, mas têm entre os 14 e os 16 anos. São estes os principais destinatários dos ciclomotores, visto que a partir dos 14 anos é possível tornarem-se condutores habitados com a categoria AM.
De silhueta generosa, esta Aprilia SXR 50 mostra-se sóbria mas com traços modernos e desportivos. É seguramente uma proposta que procura agradar os seus principais destinatários, mas sem descurar os gostos dos condutores mais velhos que gostam de roubar a scooter ao filho para dar uma voltinha pelo bairro. O guiador alto, amplo, ao estilo das maxi-scooters, provoca uma sensação de ser mais “crescida” do que na realidade é.
O painel totalmente digital monocromático (LCD) merece nota de destaque pela qualidade de informações que oferece. Inclui computador de bordo para gestão de consumos, autonomia e distâncias percorridas – uma oferta pouco habitual neste segmento.
A unidade motriz de 49 cc é um monocílindrico a 4 tempos e 3 válvulas à cabeça, com uma potência de 3,2 cv. A homologação é Euro5, pelo esta SXR 50 promete eficiência quer em termos de emissões poluentes, quer em termos de prestações, ou ainda em termos de consumos. Aqui entra um sistema de alimentação com um injector de 8 oríficios que confere um gasto inferior a 2,5 litros por cada 100 km percorridos. Com o seu depósito de combustível de 7 litros, estaremos a falar de uma autonomia anunciada próxima dos 300 quilómetros.
Em termos de capacidade de carga, esta Aprilia conta com um baú de 20 litros com espaço suficente para guardar um capacete integral. Na parte frontal ao posto de condução, a SXR 50 oferece ainda um porta-luvas para guardar pequenos objectos e no seu interior, uma ficha USB para a carregar o telemóvel.
As jantes são de 12 polegadas nos dois eixos e os travões são na frente um disco de 220 mm e tambor na traseira de 140 mm. As suspensões contam com uma forquilha invertida na dianteira com 76 mm de curso, e um monoamortecedor na traseira dotado de regulação em 5 níveis da pré-carga da mola.
Outros artigos:
Desconfinamento: Ir de 50 cc para escola a partir dos 14 anos?