O Salão EICMA é por tradição o palco habitual para as marcas oficializarem tudo o que há de novo para o ano seguinte. E como tal, esta KTM 1290 Super Duke R deverá ser uma das boas novidades vindas da casa de Mattighofen.
Este ano o certame de Milão prepara-se para ser um dos maiores de sempre. E a isso não será alheio a entrada em vigor da norma de emissões Euro5, em 2020. Isto significa que este regulamento precipitou uma panóplia de evoluções das motos à venda na Europa a partir do próximo ano. Deste modo, espera-se que as novidades na EICMA sejam mais que muitas.
É por isso que os construtores estão a fazer um esforço para trazerem os acertos necessários aos propulsores com vista ao cumprimento da Euro5. Logo, a aproveitar para trazer outras novidades, entre novas motorizações, restylings, e novos modelos.
Nova KTM 1290 Super Duke R a caminho?
A KTM 1290 Super Duke R (model year 2020) deverá ser uma dessas novidades, pois já foi apanhada em testes.
Na verdade, esta KTM 1290 não conhecia alterações substanciais desde 2013. Mas com Euro5 à porta, e com a chegada da nova Ducati V4 Streetfighter e da atualização da Aprilia Tuono, este será o momento oportuno para casa de Mattighofen revitalizar o seu modelo.
Segundo o MCN.com, esta KTM vai usufruir de um novo quadro em tubos de aço, mas com um desenho simplificado. Serão menos tubos, mas de maior diâmetro. Já o sub-quadro passa a ostentar longarinas em alumínio. As suspensões também vão conhecer novas características. Com estas alterações é expectável que o peso do conjunto diminua alguns quilos.
Outra mudança que salta à vista é o painel de instrumento da nova Super Duke R, agora de maiores dimensões e a receber o TFT estreado pela Super Duke GT este ano. E com esta nova solução, os comandos junto aos punhos conhecerão nova disposição e funcionalidades.
Motor ajustado à Euro5
Os detalhes externos permitem aferir que este motor V-Twin de 1290 cc terá uma revisão técnica substancial. O desenho da bomba de água é novo. O desenho do escape e coletores, também. E estes são de menores dimensões – o que não deixa de ser admirável atendendo à restritiva norma de emissões.
É provável o motor mantenha a mesma cilindrada, embora com a cabeça e árvores de cames redesenhadas para melhorar a eficiência de combustão. A potência que era de 172 cv também deverá crescer até os 175 cv.
Embora a KTM ainda não tenha confirmado a nova Super Duke R, o mais certo é que surja em exposição no Salão EICMA, já em Novembro.
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