Oficial: Maverick Viñales na Aprilia

Dias depois da suspensão de Maverick Viñales pela Yamaha, a Aprilia anuncia a contratação do piloto espanhol para 2022.

Os rumores já corriam há muito, e foram hoje confirmados oficialmente. Maverick Viñales será piloto Aprilia na temporada de 2022 de MotoGP. O piloto espanhol assinou por um ano, com opção para 2023. Viñales será companheiro de equipa de Aleix Espargaró.

A confirmação oficial da Aprilia hoje surge dias depois de Viñales ter sido suspenso pela Yamaha em consequência do seu comportamento na corrida do GP da Estíria. Há muito que Maverick tecia críticas à sua moto e mostrava o seu desagrado em não conseguir resolver os problemas para alcançar bons resultados. isso levou o piloto espanhol a anunciar após o GP da Holanda, no final de Junho, que não iria cumprir o seu segundo ano de contrato com a equipa japonesa.

Neste momento, apesar de suspenso, Maverick Viñales está ainda vínculado à Monster Energy Yamaha. A questão que se coloca é se Maverick ainda regressará este ano às corridas com a YZR-M1, ou se a Yamaha irá mais além da suspensão, e dispensa oficialmente o piloto antes do final do ano. Se a Yamaha terminar o seu contrato com o piloto, este ficará livre para poder testar a Aprilia já este ano, ou até substituir Lorenzo Savadori – que neste momento está a recuperar da lesão no tornozelo direito – nos grandes prémios ainda este ano.

Aparentemente o comportamento de Maverick Viñales no GP da Estíria não prejudicou o avançar das negociações com a Aprilia.

O nosso projeto fica agora enriquecido

No comunicado de imprensa que anuncia a contratação de Maverick Viñales pela equipa italiana, Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, diz que «estamos extremamente felizes por anunciar que contratámos Maverick Viñales, um piloto de nível muito elevado e um dos mais puros talentos da categoria rainha. O nosso projeto fica agora enriquecido com o valor que Maverick traz – um campeão mundial que confirmou o seu talento como um dos melhores pilotos de MotoGP – numa altura de grandes mudanças; depois de termos trazido uma moto completamente renovada para a pista e termos-nos consistentemente estabelecido entre o grupo de protagonistas, estamos também a mudar-nos para o estatuto de equipa de fábrica, de modo a levar a Aprilia ao sucesso.»

«Estamos honrados em poder disponibilizar as nossas melhores capacidades a Viñales, a par do nosso entusiasmo e paixão. estou confiante de que Maverick de modo algum vai afastar o Lorenzo Savadori da equipa, pois continuará a ser parte integrante da família Aprilia».