Afinal Maverick Viñales deixa mesmo a Yamaha

Maverick Viñales e a Yamaha chegaram a acordo para terminar o contrato que era válido até ao final de 2022.

Após a corrida de domingo Maverick Viñales tinha negado os rumores do dia anterior, que davam conta da sua ida para a Aprilia. O piloto espanhol negou, mas deixou nas entrelinhas que podia deixar a Yamaha. Hoje a equipa japonesa confirmou oficialmente que chegou a acordo com Viñales para a separação.

«Seguindo o pedido de Maverick Viñales, a Yamaha concordou em colocar um fim prematuro ao atual contrato de dois anos. atualmente na sua quinta temporada conjunta, concordaram mutuamente em seguir caminhos separados depois deste ano.

«Ambas as partes estão empenhadas em dar o máximo esforço no que resta da temporada de MotoGP de 2021 e em terminar a relação numa nota elevada».

É este o teor do comunicado oficial da Monster Energy Yamaha emitido esta manhã, que inclui declarações de Lin Jarvis, Managing Director da Yamaha Motor racing.

«É com tristeza que dizemos adeus ao Maverick no final do ano. Estamos a meio da nossa quinta temporada em conjunto e ao longo dos anos fomos alcançando muitos altos, mas também tivemos que gerir alguns baixos. Depois do GP da Alemanha, que foi o mais difícil da nossa relação, tivemos discussões importantes em Assen e chegámos à conclusão de que seria do interesse de ambas as partes seguir caminhos separados no futuro. A Yamaha dará o seu máximo esforço – como sempre fez – para dar apoio total ao Maverick e terminar esta temporada do melhor modo possível», diz Lin Jarvis.

«Respeito e apreciação»

«Esta parceria tem sido muito significante para mim ao longo dos últimos cinco anos, e provou ser uma decisão difícil a de nos separarmos. Nestas temporadas juntos, vivemos grandes feitos e tempos duros. No entanto, o sentimento principal é o de respeito e apreciação mútuos. Estou totalmente empenhado e tentarei alcançar os melhores resultados no que resta da temporada», é a declaração oficial de Maverick Viñales.

Maverick Viñales chegou à equipa oficial Yamaha em 2017, depois de dois anos na Suzuki. Com a equipa de Lin Jarvis, o piloto espanhol conquistou oito vitórias e um total de 24 pódios. O seu melhor resultado no campeonato foi o terceiro lugar logo no seu primeiro ano na equipa; aquele em que conseguiu o maior número de vitórias (3) e de pódios (7). Repetiria essa posição em 2019 com o mesmo número de pódios, mas com menos uma vitória. A rutura com a equipa vem depois do seu pior resultado de sempre, o 19.º no GP da Alemanha.

E a seguir, virá a comunicação oficial da Aprilia, ou vão esperar pelo final da temporada?