Preços dos combustíveis – Semana começa com descida na gasolina

Petróleo em queda nos mercados internacionais permite começar mais uma semana com preços dos combustíveis mais baixos.

Como habitualmente acontece, aqui na revista MotoJornal damos-lhe a conhecer todas as atualizações relacionadas com os preços dos combustíveis em Portugal. E esta semana temos, mais uma vez, uma boa notícia para começar a semana da melhor forma! De acordo com as informações recolhidas e posteriormente divulgadas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço de um litro de gasolina simples 95 está 1 cêntimo abaixo em comparação com o valor da semana passada.

Depois de uma semana que terminou com uma boa notícia, quando Bruxelas deu “luz verde” ao Governo português para reduzir o valor do ISP abaixo do mínimo legal na União Europeia, desde as 00H00 de 26 de setembro verificamos que os preços dos combustíveis acompanham a queda da cotação do barril de petróleo.

Nos mercados internacionais, o barril de Brent, que serve de referência para atualizar os preços dos combustíveis em Portugal, continua a ser negociado em baixa. E isso tem permitido observar – e sentir na carteira – um valor mais baixo do preço médio por litro de gasolina e gasóleo.

preços dos combustíveisAssim, e de acordo com os dados da DGEG, o preço médio de litro de gasolina simples 95 está fixado nos 1,685€. No caso do gasóleo, e porque muitos motociclistas têm também um veículo movido a este combustível, o preço está nos 1,745€, continuando assim acima do preço da gasolina mesmo tendo descido esta semana 1,5 cêntimos.

Nesta mais recente atualização dos preços dos combustíveis em Portugal, convém ter em conta alguns detalhes.

Por exemplo, será preciso recuar até 28 de dezembro de 2021 para encontrar um preço médio de gasolina simples 95 mais baixo do que aquele que verificamos nesta semana de setembro de 2022. Por outro lado, o barril de petróleo está a ser negociado claramente abaixo dos 90 dólares, o que ajuda a manter os preços dos combustíveis num nível mais aceitável depois de inúmeras semanas a bater recordes.

Convém, no entanto, ter em conta que o valor do euro face ao dólar americano continua em baixa. A moeda europeia segue uma tendência negativa das últimas semanas, o que impede que se verifique uma maior descida do preço da gasolina e do gasóleo.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as atualizações semanais dos preços dos combustíveis. A não perder!