Protótipo 916 de Tamburini no Museu Ducati

A Ducati 916 de Massimo Tamburini estará em exposição no Museu da marca transalpina até 15 de janeiro de 2020. Uma verdadeira obra prima!

Como parte integrante das celebrações do 25º aniversário do início de produção da Ducati 916, o Museu Ducati conta agora com uma nova e incrível peça da sua história: a 916 de Massimo Tamburini. Uma verdadeira obra prima “propriedade” do lendário designer.

Esta exibição, tornada possível pela preciosa colaboração entre o Museu Ducati e Simona Tamburini, filha de Massimo e proprietária da moto, permite revelar alguns segredos por detrás desta moto lendária. A 916 exposta é um dos três protótipos com os quais Tamburini desenvolveu o modelo até à sua industrialização em 1994.

Leia também: Entrevista: Pablo Silván – Responsável Ducati Ibérica

Massimo Tamburini, que já tinha desenvolvido a Paso 750 para a Ducati, com a 916 desenvolveu uma moto que foi uma verdadeira revolução no mundo do motociclismo. A aerodinâmica e o chassis da 916 foram desenvolvidos exclusivamente nas estradas em torno de Rimini e nos circuitos de Misano e Mugello. Durante seis longos anos, Tamburini estudou meticulosamente todos os pormenores, sem chegar a utilizar o túnel de vento.

A moto exposta no Museu conta com pormenores que são mais similares aos da série 916 SP, o modelo de maiores prestações na série 916. As carenagens da moto são quase completamente feitas de fibra de vidro, com as condutas de ar, guarda-lamas dianteiro, caixa de ar, escapes e placa de número feitas em fibra de carbono. Além do mais, a moto é embelezada com componentes de competição, com as jantes em magnésio de cinco braços e o aligeirado monobraço oscilante. Digna de nota é a ausência de indicadores de direção e odómetro: a única instrumentação é um conta-rotações e a indicação da temperatura da água.

A moto estará em exposição no Museu Ducati até 15 de janeiro de 2020.

Recorde-se que Massimo Tamburini, que se assumia não como um designer, mas sim como um projetista de motos, desenhou várias motos, deixando verdadeiros legados, entre os quais, as icónicas Ducati 916 e MV Agusta F4. Com a 916 salvou a Ducati da falência, e com a F4 ajudou a ressuscitar a marca de Varese.

Faleceu aos 70 anos em 2014.

 

Artigos relacionados:

Ducati Panigale V4 25° Anniversario 916 já tem preço

Ducati celebra 25 anos da 916 com versão especial da Panigale V4