Como parte integrante das celebrações do 25º aniversário do início de produção da Ducati 916, o Museu Ducati conta agora com uma nova e incrível peça da sua história: a 916 de Massimo Tamburini. Uma verdadeira obra prima “propriedade” do lendário designer.
Esta exibição, tornada possível pela preciosa colaboração entre o Museu Ducati e Simona Tamburini, filha de Massimo e proprietária da moto, permite revelar alguns segredos por detrás desta moto lendária. A 916 exposta é um dos três protótipos com os quais Tamburini desenvolveu o modelo até à sua industrialização em 1994.
Leia também: Entrevista: Pablo Silván – Responsável Ducati Ibérica
Massimo Tamburini, que já tinha desenvolvido a Paso 750 para a Ducati, com a 916 desenvolveu uma moto que foi uma verdadeira revolução no mundo do motociclismo. A aerodinâmica e o chassis da 916 foram desenvolvidos exclusivamente nas estradas em torno de Rimini e nos circuitos de Misano e Mugello. Durante seis longos anos, Tamburini estudou meticulosamente todos os pormenores, sem chegar a utilizar o túnel de vento.
A moto exposta no Museu conta com pormenores que são mais similares aos da série 916 SP, o modelo de maiores prestações na série 916. As carenagens da moto são quase completamente feitas de fibra de vidro, com as condutas de ar, guarda-lamas dianteiro, caixa de ar, escapes e placa de número feitas em fibra de carbono. Além do mais, a moto é embelezada com componentes de competição, com as jantes em magnésio de cinco braços e o aligeirado monobraço oscilante. Digna de nota é a ausência de indicadores de direção e odómetro: a única instrumentação é um conta-rotações e a indicação da temperatura da água.
A moto estará em exposição no Museu Ducati até 15 de janeiro de 2020.
Recorde-se que Massimo Tamburini, que se assumia não como um designer, mas sim como um projetista de motos, desenhou várias motos, deixando verdadeiros legados, entre os quais, as icónicas Ducati 916 e MV Agusta F4. Com a 916 salvou a Ducati da falência, e com a F4 ajudou a ressuscitar a marca de Varese.
Faleceu aos 70 anos em 2014.
Artigos relacionados:
Ducati celebra 25 anos da 916 com versão especial da Panigale V4