Rui Gonçalves vive 118 km de ‘glória’ na 2ª Etapa do Dakar

Na segunda etapa do Rali Dakar 2022, Joan Barreda levou a melhor sobre a concorrência, e Rui Gonçalves viveu o gosto de liderar o cronómetro durante o primeiro terço da especial.

O português da Sherco oficial foi uma das surpresas de hoje ao conseguir liderar a etapa nas motos durante os 118 km iniciais da especial que totalizou 338 km – todo um feito para um piloto que agora iniciou a sua segunda participação nas areias do Rali Dakar, a decorrer na Arábia Saudita. Contudo, depois de adoptar um ritmo mais cauteloso, o piloto de Vidago viria a ceder a partir do WP3 para os mais homens mais experientes, entre eles Joaquim Rodrigues da Hero Motorsport, que puxou dos galões lusos para se colocar como melhor português na 6ª posição (+10:18) ao final da especial que ligou Ha’il e Al Qaisumah, face ao 12º posto alcançado por Gonçalves (+13:48).

Com estes resultados, Joaquim Rodrigues sobe ao 18º lugar na Classificação Geral, enquanto que Rui Gonçalves saltou da 124ª posição do dia anterior para o 65ª posto ao fim do terceiro dia de competição. António Maio está agora na 29ª posição da Geral, depois de terminar esta etapa no 47º lugar.

No final da etapa, Rui Gonçalves mostrou-se satisfeito com a sua prestação:” Foi um dia bastante positivo, consegui imprimir um bom andamento logo desde o início da etapa e sentir-me bem com a minha Sherco. Depois do dia difícil de ontem foi muito bom poder rodar ao meu ritmo, fui apanhando alguns pilotos e percebi que as coisas estavam a correr bem. Ainda assim optei por uma condução mais cautelosa, sem cometer erros nem correr riscos. Consegui manter sempre a concentração e tudo isto levou-me ao positivo 12º lugar no dia de hoje. Ainda estamos no início deste grande Rally por isso é muito importante estar sempre focado e concentrado pois amanhã é um novo dia e tudo vou fazer para que corra pelo melhor.”

Joaquim Rodrigues também ficou agradado com o dia: “Foi um dia muito bom para mim – quase como uma recompensa – depois de ter perdido muito tempo na etapa 1B. Consegui imprimir um bom ritmo desde o início da especial e consegui alcançar os pilotos que estavam à minha frente. A moto também teve um desempenho muito bom e isso ajudou-me muito. Duas etapas estão concluídas, faltam mais dez. ”

Outra das surpresas desta edição até ao momento tem sido o jovem piloto australiano Skyler Howes que uma vez mais voltou a imprimir um ritmo forte com a sua Husqvarna, o que lhe garantiu um excelente 4º lugar na etapa, a +6:16 do vencedor desta segunda-feira, Joan Barreda – o espanhol da Honda que concluiu a especial em 3:31:20, num dia que ficou completo pelos 453 km de ligação.

O segundo melhor registo do dia foi para Sam Sunderland (+5:33), com Kevin Benavides a chegar ao final em terceiro lugar, o que lhe valeu a liderança da classificação geral com uma vantagem de 2:51 sobre Adrien Van Beveren (Yamaha) e Daniel Sanders (KTM) que completou o pódio, a 3:29 do inglês.

Mário Patrão, que participa na categoria Original By Motul, foi 6º da categoria nesta segunda etapa, a +20:16 do vencedor, o lituano Arunas Gelazninkas, que fez os 338 km da especial de hoje em 04:07:58. Para o português de 45 anos, esta etapa valeu-lhe a 54º da Geral ao terminar o dia com (+56:54). Subiu ao 94º posto da tabela classificativa.

O Rali Dakar segue amanhã para a etapa 3, com a caravana a partir e a retornar a Al Qaisumah, numa ligação de 381 km e com uma especial a totalizar os 255 km.

Classificação 2ª Etapa – Segunda-feira

Classificação Geral – Depois da 2ª Etapa

Outros artigos:

Rui Gonçalves quer melhor para o Dakar 2022

Mário Patrão no Dakar dos ‘duros’ na ‘Original by Motul’