Mário Patrão no Dakar dos ‘duros’ na ‘Original by Motul’

O piloto português participará no rali mais duro do mundo sem qualquer tipo de assistência, naquela que é conhecida como a categoria mais dura - a 'Original by Motul'.

A verdadeira essência do Dakar vê-se na aventura que os participantes do Original by Motul, a categoria mais extrema deste duro rali, irão experimentar. Os pilotos não têm qualquer assistência e têm de lidar com as adversidades etapa após etapa por si próprios. Entre os corajosos pilotos que participam nesta categoria está o português Mário Patrão, que participará no seu oitavo Dakar este ano.

Patrão é um piloto altamente talentoso com quatro medalhas de ouro nos ISDE e a maior coleção de títulos nacionais para um piloto português: 27, incluindo a coroa nacional de rally raid em 2020 e 2021. Desde que regressou após lesão no fémur, Mário Patrão mostrou uma forma impressionante, com novas vitórias no Campeonato Europeu de Bajas e no Desert Challenge de Túnez. Mostrou que poderia conseguir lidar com o tipo de desafios que enfrentará no Original by Motul no Dakar de 2016, quando foi o melhor da classe da maratona no 13º lugar da geral.

Os participantes na categoria Original by Motul enfrentam as condições mais extremas e lutam contra as dificuldades de manutenção das suas próprias motos. “Participei noutros formatos da prova e sempre admirei estes pilotos, por isso estou aqui pronto para este grande desafio”, diz Mário Patrão.

Depois de oito edições do Dakar no currículo, o português diz: “Estou muito confiante de que vou conseguir fazer uma boa corrida. O meu principal objetivo é terminar a corrida e o segundo é lutar por uma boa posição, os 5 primeiros serão o meu objetivo. Fiz o meu trabalho de casa e espero que seja suficiente para os objetivos a que me propus”.

A Motul apoia esta categoria através dos seus produtos e de todo o apoio logístico para que o acampamento Original by Motul esteja disponível etapa após etapa e também fornece o Laboratório Motul Racing. Para Mário Patrão: “Ter produtos Motul é sem dúvida um valor acrescentado para os pilotos e para as nossas máquinas”.

Malles Motul during Stage 1 of the Dakar 2020 between Jeddah and Al Wajh, 752 km – SS 319km, in Saudi Arabia, on January 5, 2020 – Photo Francois Flamand / DPPI

Motul: apoio incondicional aos pilotos Original by Motul

Os pilotos que participam no Original by Motul serão apoiados pela Motul etapa após etapa. A empresa irá oferecer-lhes a sua gama completa de produtos off-road, concebidos e testados para combater as condições mais extremas. Além disso, a empresa prestará apoio logístico para mover todos os seus pertences para o acampamento, etapa após etapa. Entre os produtos estão o óleo 300V 4T Factory Line Off Road 15W60 com uma composição baseada na exclusiva tecnologia ESTER Core®, que proporciona um aumento significativo da potência, excelente lubrificação e ótima proteção.

O pack que cada piloto da categoria Original by Motul recebe será completado com outros produtos Motul focados no cuidado do filtro e da corrente, líquido dos travões para competição, líquido de refrigeração e soluções para uma limpeza perfeita da moto, tais como: Air Filter Clean; A2 Air Filter Oil Spray; Brake Clean; Chain Lube Off Road; Chain Clean, RBF 660; Motocool Factory Line; Fork Oil FL Light 5W; Top Gel; EZ Lube; Teach Grease 200; Moto Wash; Shine & Go; e luvas.

A Motul, mais uma vez este ano, irá oferecer a todos os participantes o Laboratório Motul Racing, um laboratório móvel que permite a análise do óleo. Duas equipas Motul estarão à disposição durante todo o evento para analisar os resultados do óleo de motor de todos os veículos utilizando a mais recente tecnologia e também irão oferecer recomendações às equipas.

Motul, principal patrocinador do Dakar pela quinta vez consecutiva

Pelo quinto ano consecutivo, a Motul será a principal patrocinadora do Dakar, uma relação
estabelecida com mais de 30 anos de experiência. Ao apoiar a competição, que terá lugar de 1 a 14 de Janeiro de 2022, a empresa de lubrificantes reafirma o seu compromisso com o desporto motorizado.

Além de apoiar os participantes na categoria Original by Motul, a empresa apoia também a equipa Bianchi Prata formada por Pedro Bianchi Prata, Arcélio Couto e Paulo Oliveira.