Dakar 2024 6ª etapa – Adrien van Beveren confirma vitória e António Maio é o melhor luso

Adrien van Beveren conquistou a vitória nas 48 horas da 6ª etapa do Rali Dakar. Ricky Brabec assume a liderança, e António Maio é agora o melhor luso.

A extremamente longa maratona de 48 horas que compunha aquela que foi a 6ª etapa do Rali Dakar, com final em Shubaytah, voltou a demonstrar que nesta edição de 2024 da maior prova do todo-o-terreno mundial temos de esperar surpresas e novidades a todos os momentos.

No dia em que relembramos com muita emoção e saudade Paulo “Speedy” Gonçalves, piloto português que perdeu a vida enquanto participava no Rali Dakar há quatro anos, precisamente a 12 de janeiro, os pilotos da categoria Moto finalizaram a primeira etapa de 48 horas deste rali.

Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team), depois de ter sido o mais rápido na primeira parte e liderar os tempos na quinta-feira, confirmou esta sexta-feira que a sua quarta vitória em etapas do Dakar não lhe ia escapar. O francês chegou ao fim da especial com um tempo total de 7H57m29s, o suficiente para deixar atrás de si o australiano Toby Price (Red Bull KTM Factory).

Price precisou de mais 4m13s para completar a etapa e destacou a dureza em doses maiores do que o esperado pelos pilotos nesta etapa de 48 horas. Atrás do australiano da KTM terminou Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team), ele que, precisamente, assume a liderança da classificação Geral do Rali Dakar.

Leia também – Rali Dakar 2024: O guia completo

dakarO piloto americano da equipa Honda, liderada em termos desportivos pelo português Ruben Faria, consegue confirmar a subida ao primeiro lugar na classificação Geral, e mesmo tendo perdido alguns minutos para Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) em comparação com a diferença virtual no final do dia anterior entre ambos, Brabec tem uma vantagem de 51 segundos sobre Branch.

Neste segundo dia da 6ª etapa do Rali Dakar voltámos a ver alguns pilotos e máquinas a não resistirem à dureza da prova disputada na Arábia Saudita. O deserto do Empty Quarter voltou a fazer vítimas entre os pilotos mais rápidos.

Primeiro foi Mason Klein (KORR Offroad Racing) que acabou mesmo por ter de abandonar o Dakar depois de muitos dias em que sofreu problemas mecânicos na sua Kove. O americano está fora de ação. Outro nome bem conhecido, Joan Barreda, desfalcou ainda mais a Hero Motosports Team Rally. “Bang Bang” Barreda, provavelmente a fazer o seu último Dakar em moto, sofreu um problema mecânico na moto à passagem do quilómetro 529, e com isso abandona.

Terá sido este o adeus definitivo de Joan Barreda ao Rali Dakar?

dakarNeste final de primeira metade da prova, e quando teremos um dia de descanso (sábado) em Riade, refira-se que a equipa oficial Honda continua a mostrar ser a mais forte, pelo menos até ao momento, nesta edição do Dakar.

Entre os cinco primeiros da Geral a marca japonesa coloca três motos. Ross Branch tem agora a complicada missão de sozinho tentar enfrentar a armada Honda, sendo segundo classificado a menos de um minuto do líder.

E também convém não esquecer que os pilotos KTM, GasGas e Husqvarna ainda estão “em jogo”.

Principalmente Toby Price e Kevin Benavides, que pese embora estejam a quase meia hora do líder Brabec, podem aproveitar um dia menos bom dos rivais à sua frente ou azares mecânicos para surpreender e reentrarem de forma mais direta na discussão pela vitória final.

dakarQuanto aos pilotos portugueses, e sabendo desde ontem que Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) iria sempre perder muito tempo devido ao problema mecânico que sofreu, o melhor piloto luso na classificação da etapa de 48 horas e também à Geral, é agora António Maio.

O campeão nacional de TT e piloto da Drag’On Rally Team levou a sua Yamaha ao 20º lugar na 6ª etapa, e na classificação Geral encontramos António Maio em igual posição.

Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) foi o português que se seguiu em termos de etapa ao ser o 27º mais rápido, Bruno Santos (XRaids Experience) levou a sua Husqvarna até à 32ª posição, Rui Gonçalves, como referimos, perdeu mais de 5H10m para Adrien van Beveren e com isso não foi além do 80º tempo na 6ª etapa e, claro, desceu consideravelmente na Geral.

No momento em que escrevemos este artigo faltam ainda chegar Alexandre Azinhais e Gad Nachmani, ambos da equipa Club Aventura Touareg. Iremos atualizar os resultados com as suas classificações assim que possível.

As reações dos pilotos portugueses

António Maio

“Ontem e hoje foi uma gestão nas dunas. Tive de gerir o combustível ao máximo a cada quilómetro e tive de fazer um enorme esforço para chegar ao fim. Já sabia que a etapa ia ser dura, mas foi pena porque não consegui atacar. No entanto, também tenho de reconhecer que foi um ponto positivo porque poupei a moto. Estou feliz por estarmos aqui. A especial foi muito complicada e por isso estou muito satisfeito por ter terminado. Vamos regressar hoje a Riade de avião e amanhã teremos um dia de descanso. Obrigada a todos os que me têm seguido”.

Resultados da 6ª etapa do Rali Dakar

1 – Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team) – 7H57m29s

2 – Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) +4m13s

3 – Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) +5m02s

4 – Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing) +6m55s

5 – Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) +9m40s

6 – Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) +10m39s

7 – Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing) +16m05s

8 – Stefan Svitko (Slonaft Rally Team) +21m19s

9 – Jose Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda Team) +21m49s

10 – Janloup Lepan (Duust Rally Team) +26m24s

20 – António Maio (Drag’On Rally Team) +1H12m10s

27 – Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) +1H25m17s

32 – Bruno Santos (XRaids Experience) +1H57m05s

80 – Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) +5H12m38s

Classificação Geral após 6ª etapa

1 – Ricky Brabec – 27H11m21s

2 – Ross Branch +51s

3 – Adrien van Beveren +9m21s

4 – Jose Ignacio Cornejo +14m14s

5 – Toby Price +27m00s

6 – Kevin Benavides +28m33s

7 – Daniel Sanders +35m50s

8 – Luciano Benavides +47m26s

9 – Stefan Svitko +1H07m42s

10 – Jeanloup Lepan +1H31m42s

20 – António Maio +3H00m44s

30 – Mário Patrão +5H13m48s

31 – Bruno Santos +5H44m35s

33 – Rui Gonçalves +6H00m49s

Resultados do Prólogo

Resultados da 1ª Etapa

Resultados da 2ª Etapa

Resultados da 3ª Etapa

Resultados da 4ª Etapa

Resultados da 5ª Etapa

Resultados da 6ª Etapa (primeira parte)

Antevisão da 7ª etapa do Rali Dakar

Ríade / Al Duwadimi

Total 873 km / Especial 483 km

Apesar da primeira semana de competição, provavelmente, ter criado boas diferenças entre os pilotos, a segunda semana de Rali Dakar vai proporcionar boas oportunidades para recuperações. Neste dia vão encontrar um labirinto por entre ravinas, com constantes mudanças de direção. E no final têm uma secção repleta de dunas.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!