Dakar 2024 10ª Etapa – Ricky Brabec consolida liderança

A 10ª etapa do Rali Dakar 2024 terminou com vitória de Ricky Brabec, que assim consolida a liderança a duas etapas do fim da prova.

dakar

Entrámos na fase das grandes decisões neste Rali Dakar 2024. E a antepenúltima etapa, a 10ª, mais um “loop” com início e fim em AlUla, permitiu ao americano Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) vencer no dia de hoje e, ainda melhor que isso, consolidar de forma considerável a liderança do Dakar à geral.

Brabec conseguiu vencer pela primeira vez este ano uma etapa do Dakar, demorando 3H51m39s para cumprir os cerca de 370 km da especial num dia em que os pilotos da categoria Moto tiveram de percorrer um total de 612 km nesta 10ª etapa da maior maratona de todo-o-terreno do mundo.

O líder da classificação Geral do Rali Dakar levou a melhor sobre Jose Ignacio Cornejo, com a Honda liderada pelo responsável desportivo Ruben Faria a fazer mais um triplete em etapas, pois em terceiro ficou Adrien van Beveren. Nacho Cornejo não venceu pois foi batido por Ricky Brabec por apenas 2 segundos, enquanto Van Beveren perdeu 20 segundos para o vencedor do dia.

Leia também – Rali Dakar 2024: O guia completo

dakarNo que diz respeito à batalha pela vitória final no Rali Dakar, Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) voltou a ceder tempo para Ricky Brabec. O piloto da Hero perdeu mais 3m45s, e assim está agora a 10m54s de diferença do americano da Honda na classificação Geral quando nos encontramos a apenas duas etapas do desejado final da prova disputada na Arábia Saudita.

Para Branch este final de Dakar será particularmente complicado do ponto de vista da defesa da sua classificação, pois para além de vir a perder tempo para o líder, o piloto do Botswana encontra-se cada vez mais pressionado pela armada Honda, pois Adrien van Beveren já está a menos de um minuto, em 3º, sendo que Jose Ignacio Cornejo não vem muito atrás em 4º.

A partir daí para trás, as diferenças são já bastante significativas em termos de disputa pelos lugares de pódio e vitória, com Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing) a estar já a mais de 32 minutos de diferença de Ricky Brabec.

Amanhã, os 480 km de especial da 11ª etapa do Rali Dakar vão ser determinantes, pois o último dia terá apenas 175 km cronometrados. As 3 Honda da frente vão ter o benefício de receber bónus de tempo, mas por outro lado terão a grande dificuldade de abrir a etapa. Vão provavelmente acabar por se juntar durante o dia e trabalhar juntos, embora os três pilotos possam sonhar com a vitória.

Já Ross Branch tem uma posição muito boa na partida, saindo muito tempo depois dos seus adversários diretos e já com muitas marcas no chão, que poderá utilizar como “guia”. Este fator poderá ser determinante para o piloto da Hero atacar a liderança da prova, no que será, provavelmente, a verdadeira oportunidade de ainda tentar evitar a vitória da Honda e de Ricky Brabec.

dakarQuanto à presença portuguesa neste Rali Dakar, Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) foi novamente o melhor do dia ao ser 11º, perdendo pouco mais de 8 minutos para Brabec.

António Maio (Drag’On Rally Team), depois dos problemas sofridos no dia de ontem onde perdeu muito tempo devido a uma fuga de combustível após embater numa pedra com a sua moto, regressou hoje aos lugares a que nos tem habituado, ao ser 24º.

Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) e Bruno Santos (XRaids Experience) continuam a fazer uma prova “lado-a-lado”.

Patrão foi hoje 30º e foi seguido pelo estreante Bruno Santos em 31º. Alexandre Azinhais e Gad Nachmani, ambos da equipa Club Aventura Touareg, foram 84º e 93º.

As reações dos pilotos portugueses

António Maio

“Está feita mais uma etapa. Esta jornada era rápida, com percursos de areia que alternavam com trilhos de pedra e com algum pó. No início da especial apanhei alguns pilotos, que acabei por passar, mas depois fiz grande parte do setor sozinho o que acaba por ser um pouco mais massacrante. A navegação foi muito exigente. Tive de ir com cuidado para não me enganar. O objetivo foi cumprido pois consegui chegar ao fim sem percalços. Terminei o dia sem nenhuma queda e sem cometer erros de navegação. Amanhã a etapa vai ser dura, aliás já se fala que será a especial mais dura deste Dakar. Por isso era importante hoje chegar bem para estarmos preparados para o dia de amanhã”

Mário Patrão

“A etapa de hoje decorreu sem percalços. Como já referi anteriormente estou a fazer uma prova de gestão neste momento. Faltam duas etapas e estou concentrado nisso, apesar do cansaço já se fazer sentir. Amanhã a organização anunciou que será uma das etapas mais difíceis de ultrapassar, pelo que estou expectante. Obrigado a todos pelo apoio”.

Bruno Santos

“Foi um dia divertido para mim. Foi bom sair numa boa posição porque pude circular todo o dia sem pó e consegui navegar muito bem. Foi uma etapa de 370 km com muita pedra no seu início e tivemos também pistas de areia, mas sempre com o aparecimento de pedra que pedia muita cautela. Amanhã temos uma etapa longa pela frente e será a última grande especial que vamos disputar. No último dia o setor seletivo será bem mais curto e dará o mote final para este Dakar”.

Rui Gonçalves

“A etapa de hoje voltou a ser muito longa com cerca de 371 cronometrados. Foi mais um dia com pistas muito rápidas, com mais pedras, terreno duro na parte inicial, mas sempre com piso mais arenoso. Logo ao km 5 fiquei ofuscado com o sol de frente e sofri uma queda bastante forte. Fiquei muito dorido, a moto ficou com o guiador empenado e os instrumentos de navegação danificados…, mas só tinha uma opção cerrar os dentes e ir até ao fim. Com uma etapa toda pela frente e com muitas dores no braço e na perna acabei por conseguir salvar o dia com um resultado muito perto do Top 10. Foi muito difícil conduzir com tantas dores e com a moto naquele estado. Já fui visto pelo centro médico, levei pontos no braço, tenho uma queimadura e um hematoma enorme na perna, mas de resto tudo OK. A equipa já está a trabalhar na moto para a deixar pronta para amanhã e eu também vou tentar recuperar o máximo possível para a última longa etapa. Obrigado a todos pelo apoio, vocês têm sido incríveis!”.

dakarResultados da 10ª etapa do Rali Dakar

1 – Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) – 3H51m39s

2 – Jose Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda Team) +02s

3 – Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team) +20s

4 – Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing) +47s

5 – Harith Noah (Sherco TVS Rally Factory) +1m55s

6 – Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) +2m33s

7 – Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) +3m45s

8 – Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing) +4m31s

9 – Mathieu Doveze (BAS World KTM Racing Team) +6m12s

10 – Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) +6m48s

11 – Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) +8m02s

24 – António Maio (Drag’On Rally Team) +17m32s

30 – Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) +34m17s

31 – Bruno Santos (XRaids Experience) +35m13s

84 – Alexandre Azinhais (Club Aventura Touareg) +1H51m35s

93 – Gad Nachmani (Club Aventura Touareg) +2H03m07s

Classificação Geral após a 10ª Etapa

1 – Ricky Brabec – 44H45m28s

2 – Ross Branch +10m54s

3 – Adrien van Beveren +11m46s

4 – Jose Ignacio Cornejo +13m48s

5 – Kevin Benavides +32m43s

6 – Toby Price +42m00s

7 – Luciano Benavides +51m42s

8 – Daniel Sanders +1H00m34s

9 – Stefan Svitko +1H39m03s

10 – Martin Michek +2H29m45s

18 – António Maio +5H19m42s

24 – Rui Gonçalves +6H37m22s

29 – Bruno Santos +8H35m28s

30 – Mário Patrão +8H43m22s

64 – Alexandre Azinhais +22H18m16s

94 – Gad Nachmani +60H42m27s

Resultados do Prólogo

Resultados da 1ª Etapa

Resultados da 2ª Etapa

Resultados da 3ª Etapa

Resultados da 4ª Etapa

Resultados da 5ª Etapa

Resultados da 6ª Etapa (primeira parte)

Resultados da 6ª Etapa (segunda parte)

Resultados da 8ª Etapa

Antevisão da 11ª etapa do Rali Dakar

AlUla / Yanbu

Total 587 km / Especial 480 km

A “pièce de résistance” da segunda semana tem o potencial para alterar por completo a classificação. Estendendo-se por mais de 500 km, a maior parte da especial decorre numa zona particularmente dura em termos de piso. Vai ser o último grande desafio em termos físicos para os pilotos.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!