Dakar 2024 8ª etapa – Rui Gonçalves mostra a sua rapidez com 6º tempo!

Na 8ª etapa do Rali Dakar, Rui Gonçalves levou a sua Sherco ao 6º lugar. Kevin Benavides venceu o dia, mas é Ricky Brabec que alarga a vantagem à Geral.

dakar

Com 458 km de especial e outros 220 km de ligação, os pilotos do Rali Dakar 2024 tiveram hoje de enfrentar a 8ª etapa que os levou de Al Duwadimi até ao oásis de Ha’il. Um dia longo e que voltou a testar os limites da resistência de pilotos e das respetivas motos. E desta feita tivemos um português a brilhar entre os mais rápidos!

Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory), depois de um final de primeira semana de Rali Dakar que deitou por terra as suas aspirações a um bom resultado nesta edição da maior maratona do todo-o-terreno mundial, esteve hoje em grande destaque na 8ª etapa. O português da Sherco conseguiu um excelente 6º lugar a 2m24s do vencedor do dia, Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing).

O piloto de Vidago consegue entrar na “reta final” do Dakar a mostrar toda a rapidez que se lhe reconhece, e com isto ganha nova “alma” para enfrentar as derradeiras quatro etapas da prova disputada na Arábia Saudita. Ainda assim, e fruto dos problemas que sofreu na semana anterior, Rui Gonçalves continua bastante atrasado na classificação Geral das motos.

Leia também – Rali Dakar 2024: O guia completo

dakarEntre os mais rápidos, a etapa desta segunda-feira foi bastante disputada.

A vitória no dia ficou para Kevin Benavides, conforme já referimos anteriormente. O piloto argentino consegue mais uma vitória com a KTM, curiosamente batendo o seu irmão, Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing), que necessitou de mais 31 segundos para completar a etapa.

O pódio na 8ª etapa fica completo com a presença do francês Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team), que num dia onde a estratégia foi predominante, com vários pilotos da frente a optarem por reduzir andamento na parte final de forma a evitarem abrir caminho amanhã, continuou a mostrar a sua rapidez com a moto japonesa.

Na Geral deste Rali Dakar, e depois de no dia de ontem Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) ter conseguido colar-se, literalmente, ao líder da prova, Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team), estando então os dois separados por apenas 1 segundo (!) no fim da 7ª etapa, desta feita foi o americano da equipa liderada pelo português Ruben Faria a conseguir alargar a vantagem, fazendo a gestão do ritmo em relação ao rival Ross Branch.

dakarBrabec foi 7º e Branch 8º, um resultado que permite ao piloto da Honda ter agora uma vantagem de 42 segundos sobre o piloto do Botswana e que defende as cores da Hero Motorsports.

Porém, a luta pela vitória no Rali Dakar está longe de ter terminado, com os cinco primeiros pilotos a estarem agora separados por cerca de 20 minutos.

Quanto aos pilotos portugueses, e para além do brilharete de Rui Gonçalves, a 8ª etapa do Dakar ficou marcada pelo 22º lugar de António Maio (Drag’On Rally Team), outro português, e neste caso o “rookie” Bruno Santos (XRaids Experience) ficou imediatamente a seguir ao campeão nacional de TT, Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) foi 39º, enquanto Alexandre Azinhais (Club Aventura Touareg) foi 85º. Falta apenas saber qual foi o resultado de Gad Nachmani, que no momento em que escrevemos este artigo ainda não chegou ao fim da etapa.

dakarResultados da 8ª Etapa do Rali Dakar

1 – Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing) – 3H35m03s

2 – Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) +31s

3 – Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team) +1m27s

4 – Jose Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda Team) +1m41s

5 – Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) +2m18s

6 – Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) +2m24s

7 – Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) +4m08s

8 – Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) +4m49s

9 – Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing) +5m10s

10 – Stefan Svitko (Slovnaft Rally Team) +5m28s

22 – António Maio (Drag’On Rally Team) +22m16s

23 – Bruno Santos (XRaids Experience) +25m17s

39 – Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) +53m24s

85 – Alexandre Azinhais (Club Aventura Touareg) +1H46m42s

Classificação Geral das motos

1 – Ricky Brabec – 36H16m31s

2 – Ross Branch +42s

3 – Jose Ignacio Cornejo +4m21s

4 – Adrien van Beveren +11m58s

5 – Kevin Benavides +20m31s

6 – Toby Price +29m10s

7 – Daniel Sanders +38m43s

8 – Luciano Benavides +39m35s

9 – Stefan Svitko +1H11m53s

10 – Martin Michek +1H56m53s

17 – António Maio +4H10m10s

26 – Rui Gonçalves +6H16m43s

29 – Mário Patrão +7H13m58s

30 – Bruno Santos +7H14m04s

64 – Alexandre Azinhais +17H57m08s

Resultados do Prólogo

Resultados da 1ª Etapa

Resultados da 2ª Etapa

Resultados da 3ª Etapa

Resultados da 4ª Etapa

Resultados da 5ª Etapa

Resultados da 6ª Etapa – primeira parte

Resultados da 6ª Etapa – segunda parte

Antevisão da 9ª etapa do Rali Dakar

Ha’Il / AlUla

Total 639 km / Especial 417 km

Poucos, se é que algum, pilotos da frente terão a oportunidade de desfrutar das belas paisagens desta etapa, que os vai levar, mentalmente, ao limite. O início da etapa dá a ideia de que será um dia rápido, mas os pilotos rapidamente vão perceber que foram enganados. A navegação volta a ser primordial para o sucesso. As planícies rochosas vão testar a confiança dos pilotos.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!