A nossa sociedade está em constante mudança. Nos meios urbanos muito congestionados com trânsito e poucos lugares de estacionamento, um veículo como um automóvel deixou de ser um “conforto” e passou a ser uma dor de cabeça. Não só é cada vez mais difícil circular dentro da cidade (ou nos arredores) devido às filas intermináveis e ao constante “para-arranca”, como quando eventualmente se chega ao destino é quase impossível encontrar um lugar de estacionamento. E se o encontramos, é pago a peso de ouro! É a pensar nestes, e noutros, problemas que a Seat MÓ 125 foi desenvolvida.
Depois do início da comercialização em Espanha, e mais precisamente na capital da Catalunha, Barcelona, que serviu de zona de teste e validação do projeto, a Seat MÓ 125 tem sido uma surpresa e atualmente já está à venda em 10 países e durante 2022 chegará a mais cinco, incluindo Portugal.
De acordo com os dados apresentados por Lucas Casanovas, diretor geral da Seat MÓ, durante a apresentação nacional que aconteceu em Lisboa, as vendas neste primeiro período de vida da scooter elétrica têm sido muito positivas nos diversos mercados e permitem antever um crescimento sustentado nos próximos anos.
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No mercado nacional podemos esperar um crescimento exponencial. Os números recolhidos pela Seat relativos a Portugal demonstram uma evolução positiva desde 2019 ao nível das motos elétricas. E a partir de 2023 a percentagem de motos elétricas vendidas em Portugal apresentará um crescimento ainda mais vincado, atingido um “market share” de 22% em 2025.
Com um potencial de negócio tão interessante, a Seat naturalmente pretende investir forte em Portugal, e alguns concessionários da marca espanhola já estão disponíveis para iniciar as vendas da scooter elétrica Seat MÓ 125.
Neste período de lançamento, sete concessionários contam com serviços dedicados à scooter elétrica MÓ 125: M&Costas (Guimarães), Irmãos Leite (Vila Real), JOP (Porto), Auto Sertório (Viseu), Leiribéria (Coimbra e Leiria) e ainda a Santogal (Lisboa). Mas este número irá rapidamente aumentar para responder às necessidades do mercado português.
Neste primeiro contacto ao vivo com a Seat MÓ 125, conseguimos sentir pela primeira vez as sensações de condução desta scooter elétrica que nasce da visão de mobilidade urbana de um fabricante de automóveis que pretende oferecer aos seus clientes algo realmente útil para as suas deslocações urbanas.
Sobre a Seat MÓ 125 a revista MotoJornal já aqui lhe tinha dado todas as informações técnicas quando decorreu a sua apresentação mundial em meados de 2020. Quase dois anos depois as primeiras unidades começam a chegar ao nosso país, e foi assim que tivemos a oportunidade de percorrer alguns quilómetros em Lisboa aos comandos da pequena e bem conseguida em termos visuais Seat MÓ 125.
Antes mesmo de arrancar do Hotel Altis Belém bem junto ao Rio Tejo, tivemos direito a uma última explicação técnica: as baterias da MÓ 125 podem ser facilmente removidas da scooter e transportadas para um local onde seja possível carregar. No caso desta scooter elétrica espanhola a solução adotada difere um pouco do que encontramos noutras scooters em que é possível remover as baterias.
Na Seat MÓ 125 é necessário pressionar uma patilha no interior do generoso espaço debaixo do assento para libertar a bateria. Depois abrimos uma pega telescópica e um conjunto de rodas de pequena dimensão aparecem. De repente a bateria da MÓ 125 transforma-se num “trolley” parecido com uma mala de viagem de pequenas dimensões, fácil de movimentar. Uma solução prática e bem conseguida, que nem requer que sejam ligados / desligados quaisquer cabos.
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O primeiro contacto com a Seat MÓ 125 é positivo. Visualmente bem conseguida, embora gostos sejam bastante pessoais, é impossível não notar nos acabamentos acima da média. A qualidade de construção é, de uma forma geral, bastante boa, e nem mesmo os inúmeros plásticos que rodeiam a secção dianteira apresentam menor qualidade. Não se notam ruídos parasitas mesmo nos pisos mais complicados.
O assento da Seat MÓ 125 está bem acolchoado, e embora a marca não revele a altura a que está do solo, podemos sentir que é um assento mais alto do que o habitual. Mas é relativamente esguio.
Sem qualquer ruído que denote que o motor com potência de pico de 9 kW posicionado na roda traseira de 14 polegadas está em funcionamento, o arranque acontece de forma suave, embora no modo de condução Sport se sinta que a resposta aos impulsos no acelerador é demasiado imediata e os 240 Nm (!!) de binário à roda aparecem de forma “agressiva”.
Requer alguma habituação, em particular para quem não está habituado a motores elétricos. Felizmente no modo City a sensibilidade é muito melhor, enquanto em Eco tudo acontece de forma mais pausada de forma a gerir eficazmente a energia acumulada na bateria de 5,6 kWh e que pesa 41 kg!
Por falar em pesos, destaque para o peso anunciado de 152 kg. Um valor algo elevado para uma scooter equivalente a uma 125 cc com motor a combustão, mas que em andamento não se nota. Até porque com uma distância entre eixos de 1447 mm a agilidade não fica comprometida.
Um ponto sempre importante numa scooter elétrica será a sua autonomia. E neste caso a Seat anuncia que a sua MÓ 125 tem uma autonomia para 137 km.
Como referimos inicialmente, este foi apenas um primeiro contacto nas ruas de Lisboa. Pouco mais de 15 minutos aos comandos da Seat MÓ 125, o que claramente não nos permite tirar grandes conclusões sobre a autonomia. Porém, e tendo em conta que os quilómetros percorridos não foram com qualquer cuidado com o acelerador e muitas vezes a trocar de modos de condução, o que penaliza sempre a autonomia, a percentagem de energia na bateria apresentada no painel de instrumentos digital desceu de forma “suave”, se assim podemos definir.
Será necessário aguardar para termos a oportunidade de realizar um teste mais completo à scooter elétrica espanhola de forma a perceber qual a real autonomia da MÓ 125. Mas neste primeiro contacto rápido fica a ideia que a Seat anuncia uma autonomia que será real.
Em andamento destaca-se o excelente comportamento do motor elétrico.
As acelerações acontecem de forma linear e previsível. Mesmo em modo Eco a aceleração não fica particularmente comprometida, e de semáforo em semáforo facilmente deixamos qualquer outro veículo para trás. A grande diferença entre os modos de condução, para além da progressividade do acelerador, será o limite de velocidade imposto. No modo Sport a velocidade máxima de 95 km/h é suficiente para estradas mais abertas.
Um ponto que deve ser referido e que ficou bem patente mesmo neste curto contacto, é que a Seat e o seu parceiro neste projeto, a Silence, foi obrigada a criar um chassis bastante robusto para suportar as baterias e todas as exigências de resistência torsional. O resultado é uma scooter bastante sólida, demasiado em alguns momentos, como por exemplo em pisos degradados ou pedra de calçada, em que o condutor sentirá rapidamente todas as imperfeições do piso.
Felizmente, e talvez a compensar este ponto menos positivo da rigidez estrutural exagerada, temos um sistema de travagem combinado que utiliza discos de 240 mm em ambos os eixos. As manetes são ajustáveis, e garantem um “feeling” muito bom, sendo a travagem progressiva e potente ao mesmo tempo.
Informações técnicas em maior destaque na Seat MÓ 125
Motor – sem escovas, embutido na roda traseira
Potência – 9 kW (pico)
Binário – 240 Nm
Capacidade da bateria – 5,6 kWh
Peso da bateria – 41 kg
Peso do conjunto – 152 kg
Velocidade máxima – 95 km/h
Autonomia – até 137 km
Tempo de carga – 6 a 8 horas
Modos de condução – Eco, City e Sport
Conectividade – Sim, com app específica
E quanto custa a nova scooter elétrica Seat MÓ 125?
O preço de venda em Portugal está fixado nos 6.225€ (mais despesas), e será possível a aquisição recorrendo aos serviços financeiros VWFS que permitem a compra em modo mensalidade de 123€. De qualquer forma, é possível ao cliente beneficiar do apoio estatal que devolve algumas centenas de euros mediante a apresentação da fatura.
Uma última nota para a gama de cores disponível: a Seat MÓ 125 pode ser adquirida em cinza ou branco, sem esquecer o esbelto e sedutor vermelho que será provavelmente a cor preferida tendo em conta os comentários que fomos recolhendo nesta primeira viagem com a scooter elétrica em Lisboa.
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E fique atento à sua revista MotoJornal pois em breve teremos um teste completo à nova Seat MÓ 125, uma scooter elétrica que promete muito!