Troféu SSV: Vítor Santos dominou em Frontera

Foi em Fronteira, no Alto Alentejo que no passado dia domingo dia 25 de Fevereiro, se realizou a primeira prova do Troféu Super SSV, uma competição destinada exclusivamente a SSV, promovida pela X-Adventure ao abrigo da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal.

À chamada da “Associação Circuito MX Cego” – entidade organizadora desta primeira prova, compareceram 22 participantes dispostos a lutar pelo primeiro lugar. Com bastante pilotos rápidos, Ricardo Carvalho e Victor Santos eram apenas 2 dos favoritos à vitória neste arranque do troféu.

A organização preparou um traçado de mais de 10 quilómetros de extensão, desenhado num terreno adjacente à pista das 24 Horas de TT, extraindo dos pilotos tudo quanto os mesmos poderiam dar em termos de dotes de condução. O terreno, encontrava-se demasiado seco, fruto da invulgar e dramática situação de seca que afeta Portugal de norte a sul, e assim à passagem de cada um dos concorrentes erguia-se uma grande nuvem de pó.

Desportivamente esta prova ficou marcada pelo domínio de Vítor Santos. O piloto do Can-Am Maverick não só foi o mais rápido durante os treinos com o registo de 9m06s- o que lhe garantiu a pole-position, como dominou a corrida desde a partida até à vitória final. Nos treinos Marco Silva também em Can-Am foi o segundo melhor com 9m11s logo seguido de Luis Cidade em viatura idêntica com 9m17s.

Pó para todos

Com duas horas de duração, esta primeira prova dos “Super SSV” prometia ser complicada devido sobretudo às condições de terreno muito seco, e por isso era importante conseguir rapidamente ganhar alguma distância para poder andar longe do pó dos outros concorrentes. Foi isso que os lideres rapidamente fizeram, muito embora fruto do desenho da própria pista, o pó acabasse por ser um elemento sempre presente, quer se estivesse na frente ou na cauda do pelotão.

[foogallery id=”12444″]

Vitor Santos foi o mais rápido de todos, tendo conseguido dar 13 voltas ao circuito. Marco Silva que na fase inicial havia tinha se atrasado um pouco, conseguiu pouco a pouco ir-se aproximando da liderança, e terminou a corrida a uns escassos 29 segundos do vencedor, dando bem conta do equilíbrio entre ambos. Ainda na mesma volta do vencedor, a cerca de 1m35 do vencedor terminou Pedro Carvalho o que lhe poderia ter garantido o terceiro lugar, mas uma penalização de 2 minutos viria a fazer este piloto descer a quarto, deixando assim o lugar mais baixo do pódio para Avelino Luís que terminou a aproximadamente 3m27 de Vítor Santos. As classificações finais desta prova podem ser encontradas aqui.

[foogallery id=”12451″]

O Troféu Super SSV by X-Adventure irá regressar a 24 de Junho, em Leiria para a segunda prova. Esta pausa entre provas justifica-se pela existência de prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, onde a esmagadora maioria dos pilotos irá participar.