As pequenas dual purpose ganham cada vez mais adeptos e espaço nas garagens dos apaixonados pelas motos de aventura, sobretudo como segunda moto. Muitos são aqueles que, não abdicando das suas big trails, querem ter uma máquina mais adequada e leve para treinar aqueles percursos mais técnicos fora-de-estrada. É precisamente para esses que chega a Portugal a nova Voge 300 Rally.
Apresentada no último Salão EICMA em Milão, a Voge 300 Rally é uma solução para esse perfil de entusiastas, mostrando-se disposta a cumprir essas exigências e a um preço de lançamento abaixo dos 5.000 euros em Portugal.
Apesar da Voge, marca subsidiária da gigante asiática Loncin Motor Co, ter como prática partilhar a mesma base com outros modelos da sua gama, a nova Rally tem a sua própria personalidade e recorre a um original, e único na marca, quadro de dupla trave com duplo berço em aço, a que se junta um robusto braço oscilante em alumínio fundido. Seguindo as tendências deste tipo de motos, a Voge 300 Rally completa essa estrutura perimetral com um sub-quadro traseiro aparafusado e que facilita as tarefas de reparação e manutenção.
A unidade motriz deste modelo conta com 292 cc, que é o mesmo da restante família 300 (AC, ACX, DS e R). Trata-se de um monocilíndrico com refrigeração líquida, caixa de seis velocidades e cabeça com dupla árvore de cames (DOHC) e 4 válvulas. Em relação à restante gama 300 da Voge, este propulsor regista mais potência e binário sob a homologação Euro 5. Conta com 28,5 cv às 8.500 rpm e 25 Nm às 7.000 rpm.
No que respeita a suspensões, a Voge 300 Rally recorre na frente a uma forquilha invertida de 41 mm de diâmetro e 205 mm de curso. No eixo traseiro conta com um amortecedor suportado por bielas, que proporciona um curso de 80 mm para absorver as irregularidades próprias da utilização fora do asfalto.
Vídeo de apresentação da Voge 300 Rally
O equipamento off-road completa-se com uma proteção de cárter no duplo berço, proteções tubulares laterais e uma grelha porta-bagagens traseira, que serve também de pegas para o passageiro e está preparada para receber um kit de malas laterais e top case para reforçar o seu espírito aventureiro em viagens de maior curso.
Para melhorar o seu comportamento em off-road, a Voge 300 Rally recorre a rodas com medidas tradicionais do “todo-o-terreno”, de 21 e 18 polegadas, e, claro, com jantes de raios cujo aro foi pintado em tons bicolor muito atrativos. Os pneus empregues são de tacos muito juntos, com boa perfil adequado para uma utilização mista também em troços de asfalto.
Ambas as rodas contam com travões de disco 265 mm, pinça de 2 pistões na frente, e Disco de 220 mm, pinça de 1 pistão na traseira. Ambos estão complementados por um sistema de anti bloqueio ABS, desligável para utilização em off-road através de um interruptor que integra suporte do espelho retrovisor esquerdo.
A sua estética segue as tendências dos modelos oficiais que participam nos grandes ralis africanos, sobretudo na sua parte dianteira, com o farol de dupla ótica independente da direção e que se une ao resto da carroçaria da moto através de painéis.
Sobre o conjunto do farol está montado um para-brisas em tom fumado que oferece perfeita proteção aerodinâmica para o condutor e protege também o conjunto do painel de instrumentos, assente num completíssimo ecrã panorâmico LCD retroiluminado com três cores diferentes, à escolha, e dotado no seu lado esquerdo de uma tomada de corrente USB, muito prática para ligar um telemóvel e utilizá-lo como navegador GPS.
O depósito de combustível é de 11 litros para um consumo médio anunciado de 3,2l/100km. O seu peso em ordem de marcha é de 158 kg.
A nova Voge 300 Rally chega a Portugal com dois esquemas de cor em dois tons: cinzento-amarelo e branco-azul e já está disponível para reservas em todos os pontos de venda Voge de Portugal, com um preço de lançamento de 4.695€.
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