Voge poderá fabricar motos com “rodinhas de treino”!

Uma patente da Loncin revela que a Voge poderá vir a disponibilizar as denominadas “rodinhas de treino” para ajudar a equilibrar.

Sistemas de autoequilíbrio nas motos não são novidade. Pelo menos do ponto de vista conceptual. Basta recordar que a Honda tem vindo desde há vários anos a experimentar com sistemas de controlo e auxílio do equilíbrio em motos, como são exemplos o Riding Assist ou a segunda versão Riding Assist-e, ou ainda o sistema de contra-brecagem também da Honda. Nestes casos estamos a falar de sistemas que mantêm a moto equilibrada de forma autónoma. Porém, a Voge poderá vir a lançar um sistema mais simples, mas que tem por finalidade também ajudar a controlar o equilíbrio da moto.

De acordo com um novo conjunto de patentes registadas pelo grupo chinês Loncin, proprietário da Voge, a ideia é utilizar nas motos da marca um conjunto de “rodinhas de treino”. Algo muito semelhante ao que vemos instalado nas bicicletas das crianças quando estas estão a aprender a andar e equilibrar-se.

No caso das rodinhas de treino da Voge, o sistema é mais avançado do que o das normais rodinhas das bicicletas, mas ainda assim mais simples do que os sistemas eletrónicos da Honda.

vogeO objetivo é ajudar os motociclistas a controlarem o equilíbrio da moto a baixa velocidade ou até mesmo quando a moto está parada. E como é que essa ajuda é disponibilizada?

De acordo com os esquemas das patentes, a Loncin está a estudar um sistema em que as rodas são retráteis, quer por intermédio de um sistema hidráulico, quer por intermédio de um conjunto de servomotores elétricos que ajudam a mover os suportes fixos ao braço oscilante para que as rodas se posicionem em contacto com o solo.

No primeiro caso os braços de suporte das rodas fazem um movimento de rotação para recolher / esticar, e no segundo caso os braços de suporte movimentam-se exclusivamente na vertical.

Em teoria, o mecanismo de rodinhas de treino pode ser instalado em qualquer moto que utilize um braço oscilante que não seja do tipo monobraço.

Estas rodas extra podem ser acionadas manualmente pelo motociclista, através de um botão, ou então o motociclista pode deixar o funcionamento sob controlo de um sistema eletrónico automático que recolhe / estica as rodas sem que exista a necessidade do motociclista carregar em qualquer botão.

Por exemplo, assim que a moto atingir uma velocidade mais reduzida, como quando abrandamos para parar num semáforo, as rodas são acionadas automaticamente, tocando no solo e ajudando a manter a moto equilibrada. Algo que é particularmente benéfico se estivermos perante motos com um peso mais elevado, ou no caso de o condutor apresentar dificuldades para chegar facilmente com os pés ao solo.

Sensores em cada uma das duas rodinhas de treino permitem ao sistema reconhecer quando o solo é irregular, o que por sua vez permite ajustar a posição das rodas de acordo com esse parâmetro. Desta forma é conseguido um equilíbrio total.

Resta agora aguardar para perceber qual a viabilidade para que este conceito de sistema para ajudar a manter o equilíbrio da moto se torne uma realidade.

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