A extremamente longa maratona de 48 horas que compunha aquela que foi a 6ª etapa do Rali Dakar, com final em Shubaytah, voltou a demonstrar que nesta edição de 2024 da maior prova do todo-o-terreno mundial temos de esperar surpresas e novidades a todos os momentos.
No dia em que relembramos com muita emoção e saudade Paulo “Speedy” Gonçalves, piloto português que perdeu a vida enquanto participava no Rali Dakar há quatro anos, precisamente a 12 de janeiro, os pilotos da categoria Moto finalizaram a primeira etapa de 48 horas deste rali.
Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team), depois de ter sido o mais rápido na primeira parte e liderar os tempos na quinta-feira, confirmou esta sexta-feira que a sua quarta vitória em etapas do Dakar não lhe ia escapar. O francês chegou ao fim da especial com um tempo total de 7H57m29s, o suficiente para deixar atrás de si o australiano Toby Price (Red Bull KTM Factory).
Price precisou de mais 4m13s para completar a etapa e destacou a dureza em doses maiores do que o esperado pelos pilotos nesta etapa de 48 horas. Atrás do australiano da KTM terminou Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team), ele que, precisamente, assume a liderança da classificação Geral do Rali Dakar.
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O piloto americano da equipa Honda, liderada em termos desportivos pelo português Ruben Faria, consegue confirmar a subida ao primeiro lugar na classificação Geral, e mesmo tendo perdido alguns minutos para Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) em comparação com a diferença virtual no final do dia anterior entre ambos, Brabec tem uma vantagem de 51 segundos sobre Branch.
Neste segundo dia da 6ª etapa do Rali Dakar voltámos a ver alguns pilotos e máquinas a não resistirem à dureza da prova disputada na Arábia Saudita. O deserto do Empty Quarter voltou a fazer vítimas entre os pilotos mais rápidos.
Primeiro foi Mason Klein (KORR Offroad Racing) que acabou mesmo por ter de abandonar o Dakar depois de muitos dias em que sofreu problemas mecânicos na sua Kove. O americano está fora de ação. Outro nome bem conhecido, Joan Barreda, desfalcou ainda mais a Hero Motosports Team Rally. “Bang Bang” Barreda, provavelmente a fazer o seu último Dakar em moto, sofreu um problema mecânico na moto à passagem do quilómetro 529, e com isso abandona.
Terá sido este o adeus definitivo de Joan Barreda ao Rali Dakar?
Neste final de primeira metade da prova, e quando teremos um dia de descanso (sábado) em Riade, refira-se que a equipa oficial Honda continua a mostrar ser a mais forte, pelo menos até ao momento, nesta edição do Dakar.
Entre os cinco primeiros da Geral a marca japonesa coloca três motos. Ross Branch tem agora a complicada missão de sozinho tentar enfrentar a armada Honda, sendo segundo classificado a menos de um minuto do líder.
E também convém não esquecer que os pilotos KTM, GasGas e Husqvarna ainda estão “em jogo”.
Principalmente Toby Price e Kevin Benavides, que pese embora estejam a quase meia hora do líder Brabec, podem aproveitar um dia menos bom dos rivais à sua frente ou azares mecânicos para surpreender e reentrarem de forma mais direta na discussão pela vitória final.
Quanto aos pilotos portugueses, e sabendo desde ontem que Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) iria sempre perder muito tempo devido ao problema mecânico que sofreu, o melhor piloto luso na classificação da etapa de 48 horas e também à Geral, é agora António Maio.
O campeão nacional de TT e piloto da Drag’On Rally Team levou a sua Yamaha ao 20º lugar na 6ª etapa, e na classificação Geral encontramos António Maio em igual posição.
Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) foi o português que se seguiu em termos de etapa ao ser o 27º mais rápido, Bruno Santos (XRaids Experience) levou a sua Husqvarna até à 32ª posição, Rui Gonçalves, como referimos, perdeu mais de 5H10m para Adrien van Beveren e com isso não foi além do 80º tempo na 6ª etapa e, claro, desceu consideravelmente na Geral.
No momento em que escrevemos este artigo faltam ainda chegar Alexandre Azinhais e Gad Nachmani, ambos da equipa Club Aventura Touareg. Iremos atualizar os resultados com as suas classificações assim que possível.
As reações dos pilotos portugueses
António Maio
“Ontem e hoje foi uma gestão nas dunas. Tive de gerir o combustível ao máximo a cada quilómetro e tive de fazer um enorme esforço para chegar ao fim. Já sabia que a etapa ia ser dura, mas foi pena porque não consegui atacar. No entanto, também tenho de reconhecer que foi um ponto positivo porque poupei a moto. Estou feliz por estarmos aqui. A especial foi muito complicada e por isso estou muito satisfeito por ter terminado. Vamos regressar hoje a Riade de avião e amanhã teremos um dia de descanso. Obrigada a todos os que me têm seguido”.
Resultados da 6ª etapa do Rali Dakar
1 – Adrien van Beveren (Monster Energy Honda Team) – 7H57m29s
2 – Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) +4m13s
3 – Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) +5m02s
4 – Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing) +6m55s
5 – Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally) +9m40s
6 – Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) +10m39s
7 – Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing) +16m05s
8 – Stefan Svitko (Slonaft Rally Team) +21m19s
9 – Jose Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda Team) +21m49s
10 – Janloup Lepan (Duust Rally Team) +26m24s
20 – António Maio (Drag’On Rally Team) +1H12m10s
27 – Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) +1H25m17s
32 – Bruno Santos (XRaids Experience) +1H57m05s
80 – Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) +5H12m38s
Classificação Geral após 6ª etapa
1 – Ricky Brabec – 27H11m21s
2 – Ross Branch +51s
3 – Adrien van Beveren +9m21s
4 – Jose Ignacio Cornejo +14m14s
5 – Toby Price +27m00s
6 – Kevin Benavides +28m33s
7 – Daniel Sanders +35m50s
8 – Luciano Benavides +47m26s
9 – Stefan Svitko +1H07m42s
10 – Jeanloup Lepan +1H31m42s
20 – António Maio +3H00m44s
30 – Mário Patrão +5H13m48s
31 – Bruno Santos +5H44m35s
33 – Rui Gonçalves +6H00m49s
Resultados da 6ª Etapa (primeira parte)
Antevisão da 7ª etapa do Rali Dakar
Ríade / Al Duwadimi
Total 873 km / Especial 483 km
Apesar da primeira semana de competição, provavelmente, ter criado boas diferenças entre os pilotos, a segunda semana de Rali Dakar vai proporcionar boas oportunidades para recuperações. Neste dia vão encontrar um labirinto por entre ravinas, com constantes mudanças de direção. E no final têm uma secção repleta de dunas.
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