Jonathan Rea foi nomeado Doutor honoris causa pela Universidade de Ulster. Com esta distinção atribuída pela instituição irlandesa, Jonathan Rea passa a ser Doutor de Letras.
Jonathan Rea já tinha sido agraciado no início do ano com o Torrens Trophy atribuído pelo Royal Automobile Club britânico, e no final de 2017 tinha sido nomeado Desportista do Ano pela BBC, e também nomeado Membro da Ordem do Império Britânico (MBE).
A carreira do piloto norte-irlandês, quase a cumprir 32 anos de idade, tem sido fulgurante nestes últimos anos. O piloto da Kawasaki conquistou quatro títulos consecutivos no Mundial de Superbike de forma dominadora.
«Estou genuinamente tão agradado por ter recebido este título honorário», disse Rea ao receber o diploma. «Embora eu fosse bom na escola, com boas notas, a minha paixão pelo motociclismo e a ambição de seguir o sonho de ser Campeão Mundial significou que não tive oportunidade de ir para a universidade, como muitos dos meus amigos e familiares», explica o Campeão Mundial.
Jonathan Rea deixa também uma mensagem de incentivo: «Devo dizer, porém, que é irónico que tenha sido um doutor que me disse há 14 anos que eu não voltaria a correr, depois de uma lesão em pista, e agora é me dado o privilégio de receber um doutoramento honorário pelos meus serviços no desporto! Por esta razão, encorajo toda a gente que sempre teve um sonho ou uma ambição, a nunca desistir. Acreditem em vós próprios e com a ajuda e encorajamento dos outros, alcançarão esse sonho e ambições».