GP da Com. Valenciana: terceira pole de Marquez, Oliveira na segunda linha

Álex Marquez

Miguel Oliveira arrancará para a última corrida do ano desde a segunda linha da grelha de partida, depois de ter qualificado na quarta posição.
Foi Àlex Marquez quem conseguiu a pole postion, a sua terceira da temporada e, tal como as duas anteriores (Jerez de la Frontera e Bercelona-Catalunha), alcançada em solo espanhol. Franco Morbidelli e Mattia Pasini completam a primeira linha da grelha de partida.
Marquez e Morbidelli estabeleceram os seus melhores tempos muito cedo na sessão sem voltar a melhorar, enquanto que Miguel Oliveira foi melhorando ao longo da sessão, conseguindo a sua melhor volta nos últimos minutos: «A diferença entre o meu tempo e o da pole position foi muito pequena, hoje. O lado positivo é que temos um ritmo muito bom e fui o único a baixar os tempos no final da qualificação. Na minha primeira entrada em pista não utilizei todo o potencial de aderência dos pneus e isso tornou as coisas um pouco difíceis para mim. A moto está com um bom desempenho numa fase avançada da corrida e eu estou preparado para lutar. Será importante não perder muito tempo no início e arriscar quando necessário, para poder lutar pela 3ª vitória consecutiva», explicou Miguel Oliveira após a qualificação.
Com as primeiras posições do campeonato definidas, todos irão em busca da última vitória do ano, o que faz adivinhar uma corrida interessante.

Em Moto3 foi Jorge Martin quem somou mais uma pole position, totalizando 9 e estabelecendo assim o recorde de maior número de poles conseguidas numa temporada (Alex Rins e Jack Miller tinham oito cada um, conseguidas em 2013 e 2014, respectivamente). Joan Mir qualificou em segundo, na frente de Gabriel Rodrigo, que mais uma vez vai sair da primeira linha da grelha de partida.

Classificação da qualificação de Moto2 aqui e de Moto3 aqui.