GP das Américas: pole e penalização para Marquez

Marc Marquez dominou os treinos e conquistou mais uma pole position no CoTA, mas foi penalizado. Arrancará da segunda linha da grelha.

GP das Américas

Ainda o pó da polémica não tinha não tinha assentado, quando começou outra, com nova penalização para Marquez.

Marc Marquez dominou os treinos livres – apesar de no final ter sido batido por Andrea Iannone – e conquistou a pole position. O piloto da Honda tem sido imbatível em solo americano. Desta vez, mesmo com uma queda na qualificação, conseguiu a sua 6.ª pole consecutiva no CoTA. Mas ao rodar lento na trajectória e prejudicar Maverick Viñales que vinha numa volta rápida, foi penalizado. O Marquez terá que recuar três lugares na grelha de partida. «Pilotar de modo irresponsável, sendo lento na trajectória e perturbando outro piloto», contrariando o artigo 1.21.2 do regulamento. Pol Espargaró recebeu penalização semelhante pelo mesmo motivo.

Precisamente no dia anterior, na reunião da Comissão de Segurança, tinham sido deliberadas penalizações mais duras para incidentes em pista.

46 poles em 93 corridas

«Foi uma qualificação um pouco caótica; caí e tive que sair com a minha segunda moto. Ao regressar á pista não esperava que o Maverick me apanhasse, porque eu estava a controlar o Iannone – que estava à frente à minha espera – e eu sabia que podia ser muito rápido. Pedi desculpa ao Maverick, mas a verdade é que não me apercebi que ele estava atrás de mim até que ouvi o seu motor; por isso amanhã sairei do 4.º lugar», explicou Marc Marquez.

GP das Américas
Marc Marquez pede desculpa a Maverick Viñales

Para Marquez esta seria a 46.ª pole position, no seu 93.º GP na categoria rainha, o que não deixa de ser uma curiosa coincidência.

Na reunião da Comissão de Segurança os ânimos voltaram a aquecer entre Marquez e Rossi. Ao ser acusado de pilotagem demasiado agressiva, Marquez respondeu que ‘aprendeu com Rossi’; este ripostou dizendo que tinha atirado quatro pilotos para fora da pista em 20 anos, enquanto que Marquez o tinha feito a cinco pilotos numa única corrida.

Com a penalização de Marquez será Viñales quem sairá da pole position, ao lado de Andrea Iannone e Johann Zarco. Marc Marquez estará a a abrir a segunda linha da grelha, ao lado de… Valentino Rossi.GP das Américas

Todas as classificações aqui.