GP de Itália: Mir na frente, Oliveira em 11.º

Joan Mir foi o mais rápido dos pilotos de Moto2 no primeiro dia de treinos para o GP de Itália, em Mugello. Miguel Oliveira terminou o dia em 11.º.

Miguel Oliveira GP de Itália FP2
Miguel Oliveira

No primeiro dia de treinos para o GP de Itália em Moto2 foi Joan Mir quem realizou o melhor tempo. Sam Lowes e Pecco Bagnaia ocuparam as posições seguintes. Miguel Oliveira foi 3.º na primeira sessão, mas apesar de ter melhorado na segunda, terminou o dia em 11.º. Depois das duas sessões os primeiros 17 pilotos ficaram separados por menos de 1 segundo.

Joan Mir GP de Itália FP2
Joan Mir

Mattia Pasini, o vencedor deste grande prémio no ano passado, obteve o 4.º melhor tempo. Logo a seguir ficou Alex Marquez, companheiro de equipa de Mir. Os pilotos da Marc VDS foram dos que rodaram em Mugello antes do GP de França, mas em condições diferentes. Nesses testes choveu nos dois dias, enquanto quer hoje o tempo esteve apenas parcialmente nublado; temperatura ambiente chegou aos 26°C e o asfalto superou os 40°.

Miguel Oliveira com problemas de aderência

Miguel Oliveira, por outro lado, testou no início da semana no circuito de Barcelona-Catalunha. Oliveira chegou a Mugello confiante na luta pela vitória, mas voltou a encontrar problemas de afinação com pneus novos. Oliveira conseguiu a sua primeira vitória em GP neste circuito, em 2015, em Moto3; em 2016, já em Moto2, qualificou em 21.º e terminou a corrida em 13.º; no ano passado saiu da 9.ª posição da grelha para cruzar a meta em 5.º. Neste primeiro dia foi 11.º, a 0,617 s de Mir.

«Hoje encontrámo-nos numa situação semelhante às das últimas corridas. É-nos difícil ser rápidos com pneus novos, e posso dizer que é um cenário semelhante ao da qualificação, quando temos que fazer uma volta rápida. Deparamos-nos com dificuldades em gerir a aderência dos pneus, e isso não nos permite tirar deles o máximo partido», disse Oliveira.

Miguel Oliveira GP de Itália FP2
Miguel Oliveira

«Temos que melhorar, mas tenho total confiança na equipa para encontrar uma solução. Por outro lado, o nosso ritmo com pneus usados não foi um problema, já que somos sempre bons neste aspecto e hoje viu-se outra vez; a única coisa que temos que encontrar é algo que nos permita estar mais à frente na grelha, para não termos que fazer aquele esforço extra no domingo», concluiu.

Moto3: Martin domina

Em Moto3 Jorge Martin dominou o primeiro dia de treinos. O piloto espanhol, que no ano passado conquistou a pole, foi o mais rápido em ambas as sessões de treinos. O piloto da Del Conca Gresini Moto3 terminou o dia com 0,339 s de vantagem sobre Aron Canet, e Tatsuki Suzuki foi a surpresa. Apesar de uma queda na sessão da manhã, o piloto japonês foi o 3.º, na frente de Philipp Oettl e Kaito Toba. O líder do campeonato, Marco Bezzecchi foi 6.º.

«Começámos a puxar logo desde o início, era importante perceber o nível de aderência do asfalto, porque no ano passado tivemos dificuldades com alguma sujidade na pista», explicou Martin. «Com o pneu médio completámos 7 ou 8 voltas com um ritmo interessante. À tarde melhorámos o comportamento da moto em curva, já que nas corridas anteriores estava um pouco instável, mas tivemos que sacrificar algo em termos de aderência. Fomos competitivos com pneus usados, enquanto que com os novos conseguimos já rodar mais rápido que a melhor volta do ano passado, por isso tudo parece estar no caminho certo», disse Martin.

Jorge Martin GP de Itália FP2
Jorge Martin

Todas as classificações do dia aqui.