GP de Portugal: Fotoreportagem de domingo (4)

O Autódromo Internacional do Algarve encerra um fim-de-semana em cheio de corridas emocionantes. Emotivas também, sobretudo por duas razões que merecem apontamento à margem da pista e que muito marcaram este dia de competição. Falamos de um regressado Marc Márquez que não conseguiu conter as lágrimas no final da bandeira de xadrez, tal não foi o “peso” que lhe saiu de cima dos ombros depois de concluir com sucesso a sua batalha física e psicológica ao longo das 25 voltas à montanha russa de Portimão. Está de regresso o octacampeão mundial!

Outro dos momentos fortes do dia ocorreu com um minuto de silêncio em memória do falecido patrão da Gresini Racing, Fausto Gresini, que sucumbiu vítima de COVID-19, em 23 de fevereiro último. Era uma das caras mais respeitadas e carismáticas do paddock mundialista da Velocidade. Hoje a família MotoGP prestou-lhe uma justa homenagem.

No que à prova da classe rainha diz respeito, assistimos a toda uma nação desabar na curva 14 juntamente com Miguel Oliveira, numa queda da qual se reergueu para voltar à corrida, mas já sem qualquer hipótese de recuperar o pelotão. Este ano, a ronda de Portimão colocou o português em absoluta antítese do que conseguiu alcançar em 2020. Hoje foi último, ou seja, 16º classificado, pelo que não pontuou, mas ficou a tão só uma posição de ver recompensado o seu sacrifício e garra de voltar à sua KTM para concluir a prova.

Mas o traçado do Algarve também se mostrou implacável com outros pilotos, alguns com possibilidade de disputar lugares do pódio, porém traídos pela aquela fração de segundo de falta de aderência, acabando a deslizar asfalto fora, como foi o caso de Alex Rins ou Johann Zarco. Valentino Rossi e Jack Milller também não tiveram melhor sorte e acabaram por contribuir para esta estatística.

Venceu Fabio Quartararo que mostra estar num grande momento de forma, com a sua Yamaha também a revelar-se muito competitiva, provando-se em solo luso que o francês está mais forte face a 2020 e é um nome que se começa a destacar na batalha pelo título deste ano. Será muito cedo para se definir favoritos, mas este homem da Monster Energy Yamaha seguramente será um dos mais sérios candidatos.

A caravana do MotoGP segue para o circuito de Jerez de la Frontera para a 4ª jornada do campeonato, ronda onde se vai estrear nas MotoE o português  André Pires. Será a partir de 30 de Abril (sexta-feira).

A fotoreportagem é de Victor ‘Schwantz’ Barros

 

GP de Portugal: Fotoreportagem de sábado (3)

 

GP de Portugal: Fotoreportagem de sexta-feira (2)

GP de Portugal: Fotoreportagem de sexta-feira (1)