Johann Zarco assinou pela KTM, Pol Espargaró renovou

Johann Zarco

Na véspera do arranque do GP de Espanha, a KTM fez dois anúncios em relação à sua equipa de MotoGP. Por um lado, Johann Zarco será piloto da Red Bull KTM Factory Racing nos próximos dois anos; por outro, Pol Espargaró renovou com a equipa austríaca por mais dois anos.

A contratação do piloto francês pela equipa oficial KTM era algo de que se falava nos últimos tempos. O piloto francês nunca escondeu que pretendia entrar numa equipa oficial, e teve mesmo outras propostas. Uma delas era do HRC, para ocupar o lugar de Dani Pedrosa na Repsol Honda.

Para Zarco este é o regresso à casa austríaca. Foi com as cores da KTM e da Red Bull que o francês começou a sua carreira internacional. Johann Zarco foi o vencedor da primeira edição da Red Bull Rookies Cup, em 2007.

Johann Zarco
Johann Zarco

A KTM nunca o perdeu de vista e acabou por contratá-lo para os próximos dois anos.

«Sempre mantivemos um bom contacto com o Johann desde a Red Bull Rookies Cup. Apoiámos o projecto de Moto2 através da WP, e o nosso Team Manager de Moto3, Aki Ajo, é um seu bom amigo. Também temos uma boa relação com o seu manager, Laurent Fellon», explica Pit Beirer, director desportivo da KTM. «Foi um esforço de grupo para conseguirmos concretizar isto. Temos que confiar na nossa capacidade de construir uma moto vencedora e o Johann não viria se não visse e sentisse essa confiança. Agora sentimo-nos responsáveis por conseguir um conjunto suficientemente forte para ele continuar ao nível em que está. Esse é o nosso grande objectivo», conclui Beirer, animado por ver Zarco numa moto satélite a bater pilotos oficiais.

Espargaró por mais dois anos

Um dia antes do anúncio da contratação de Johann Zarco a KTM anunciou a renovação com Pol Espargaró, até 2020. O piloto espanhol renovou por mais dois anos sem pensar duas vezes. «Foi muito fácil para mim tomar esta decisão. Não pensei noutra possibilidade nem um minuto», diz Espargaró. «Não consigo esconder o feliz que estou por estar envolvido neste projecto, apesar dos desafios e do trabalho que ainda temos pela frente. Adoro a filosofia KTM e quero continuar a tentar cumprir os nossos objectivos. Não sei quando o conseguiremos fazer, mas tenho a certeza que conseguiremos», acrescenta.

Mike Leitner, Pit Beirer, Pol Espargaro e Jens Hainbach

Para as duas próximas épocas a KTM passará a contar com dois campeões de Moto2, ficando agora por saber aonde irá parar Bradley Smith. Agora resta saber quem serão os pilotos da Tech3 KTM a partir do próximo ano. Um dos candidatos é Miguel Oliveira; o piloto português, porém, tem outras opções para ponderar, num ano importante em termos de ‘dança das cadeiras’

Para já estão confirmados os pilotos da Movistar Yamaha, Valentino Rossi e Maverick Viñales, e também Marc Marquez na Repsol Honda. Francesco Bagnaia já foi recrutado pela Pramac, e o contrato de Cal Crutchlow com o HRC termina no final de 2019.

Assim, e com as muito prováveis saídas de Jorge Lorenzo da Ducati, Andrea Iannone da Suzuki e Dani Pedrosa da Honda, há ainda muitas peças do puzzle para encaixar.